10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Assunto muito sério, não é?
Em conformidade com a OMS, a cada 40s um suicídio ocorre no mundo. Por outro lado, também segundo a OMS, 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas se houver prevenção.
A UFBA, juntamente com a PROAE, oferece canais de atendimento para te ouvir, te acolher, te ajudar.
O PSIU, Programa de Saúde Mental e Bem-Estar da UFBA, oferece serviço gratuito de escuta e acolhimento, na sede da PROAE, na Federação, de segunda a sexta-feira, das 09:00h às 17:00h. O serviço é voltado para estudante, professores e técnicos administrativos, sem necessidade de marcação, inscrição ou cadastro. O atendimento funciona por ordem de chegada e tem o objetivo de acolher inquietações ligadas à vida acadêmica, à própria casa, ao deslocamento ou outros temas que estejam perturbando a vida do indivíduo”.
O SMURB, localizado no 4º andar do Hospital das Clínicas, além do serviço clínico, oferece atendimento psicológico gratuito a partir de marcações no local ou por telefone.
O CVV, Centro de Valorização da Vida, mantém um canal eletrônico oferecendo ações, ajuda, acolhimento e entendimento sobre a Campanha do Setembro Amarelo.
Consulte através do link: https://www.setembroamarelo. org.br
Falar é prevenir, cada vida conta!
A data se aproxima. Estamos conversando com as pessoas, falando da importância do Conselho Tutelar e de estabelecer bases para garantir direitos das crianças e adolescentes. *Hoje é dia 10/09. Dia Mundial de Prevenção ao suicídio.* Muitas crianças e adolescentes pensam nisso com uma frequência assustadora. Precisamos estar atentos e prontos para *cuidar* de nós e dos nossos.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/09/10/na-contramao-da-tendencia-mundial-taxa-de-suicidio-aumenta-7percent-no-brasil-em-seis-anos.ghtml