11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira

Flica 2023.

11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

Maior Festa Literária do Norte e Nordeste, de 26 a 29 de outubro de 2023.

Cachoeira – Ba, 25 de outubro de 2023.
Por Fábio Costa Pinto*

Um evento totalmente gratuito, com fanfarras de escolas, musicas, exposições, teatro e poesia. Mesclar a literatura da Bahia com as manifestações culturais e populares.

A Flica acontece na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, 120 km da capital baiana, Salvador, com o tema “Poéticas Afroindígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”. Apresentações artísticas, encontros literários, lançamentos de livros, espetáculos, contação de histórias, conteúdo audiovisual e apresentação de filarmônicas.

A Flica é referência nas discussões sobre a literatura, em especial na região do Recôncavo. Segundo seus organizadores e curadorias, um dos objetivos é promover uma dinâmica de interação entre os artistas locais, com outros artistas da Bahia, do Brasil e do Mundo, além de fomentar a cadeia produtiva do livro, da cultura, do turismo, da economia criativa/solidária, da sustentabilidade, entre outras vertentes.

Destaques da programação:
Presenças confirmadas da cubana Teresa Cárdena, dos jornalistas Emiliano José, Jean Willys e Ricardo Ishmael, das doutoras Feibriss Cassilhas e Leda Maria Martins, do compositor Tiganá Santana, dos escritores Deko Lipe e Estevão Ribeiro, da doutora Mille Caroline Rodrigues Fernandes ‘Maykesi, do poeta Eliane Marques e do ilustrador Yaguarê Yamã.

A escritora de ficção e tradutora, Marilene Felinto, que além de atuar como jornalista, é colunista da publicação digital Gama; Luciany Aparecida, autora do livro de poemas Macala, da peça Joanna Mina.
Elisa Larkin Nascimento, mestre em Direito e Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York; Auritha Tabajara, escritora, cordelista, contadora de histórias indígenas.

Cleidiana Ramos, jornalista e doutora em antropologia; a poeta, relações-públicas e produtora cultural, Adriele do Carmo; Yacunã Tuxá, ativista indígena, LGBTQIAPN+, artista visual, ilustradora e escritora; Eliane Potiguara, a primeira mulher indígena a receber o título de Doutora Honoris Causa no Brasil.
Programação completa no site https://flica.com.br/ .

Uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a CALI – Cachoeira Literária, com a parceria da TV ALBA, da Prefeitura de Cachoeira, livraria oficial LDM, apoio da Fundação Pedro Calmon, da ACELEN e apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Patrocínio: Governo do Estado da Bahia.

Ficha técnica:
Curadoria – Mírian Sumica, Luciana Brito, Jocivaldo dos Anjos e Clara Amorim (Duca). A curadoria artística realizada por André Reis e a curadoria dos Autores Baianos pela professora Dyane Brito. A Coordenação Geral é de Jomar Lima (CALI – Cachoeira Literária) e a Coordenação Executiva é com Vanessa Dantas (Fundação Hansen Bahia).

Flica 2023. Cachoeira – BA. De 26 a 29 de outubro de 2023.

* Fábio Costa Pinto, jornalista baiano, membro do conselheiro deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e conselheiro da Fundação Hansen Bahia.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2659 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários