Vozes do Quingoma: Um Canto de Resiliência e Conhecimento
Em uma jornada pela riqueza cultural do Quilombo do Quingoma, o pesquisador Tássio S. Cardoso mergulhou nas profundezas de uma comunidade pulsante, onde as vozes ancestrais ecoam por entre os tempos, guiando os passos de uma trajetória de resistência e sabedoria.
Sua dissertação, intitulada “Vozes do Quingoma: processos formativos e tecnológicos como contributos para o diálogo entre currículos praticados e escolares”, desvela os intricados processos formativos e tecnológicos que sustentam o tecido social desse quilombo.
Através de uma abordagem cuidadosamente construida, Cardoso desvenda a rede rizomática de conhecimento que floresce nas margens do Quingoma, onde o samba de roda, o maculelê, a capoeira e as danças afro entrelaçam-se harmoniosamente com a economia de subsistência e as tradições de contação de histórias.
No cerne de sua pesquisa, uma busca pela integração entre escola e comunidade, entre saber tradicional e saber científico, resultou na criação de um fórum permanente de educação quilombola e indígena, bem como em uma agenda educativa baseada no turismo de base comunitária.
Além de destacar o papel fundamental das lideranças locais como Dona Ana, Gildeto Melo, Rejane Pereira e Tim, na luta pela titulação do Quilombo e pela preservação da cultura quilombola, a dissertação de Cardoso aponta para a necessidade premente de uma maior integração das escolas da região com os saberes enraizados na comunidade.
Por meio desses esforços, vislumbra-se não apenas a construção de processos de ensino-aprendizagem mais significativos, mas também a celebração vibrante de uma herança cultural que resiste bravamente à passagem do tempo. Tássio S. Cardoso é professor de História e Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela UNEB e especialista em Turismo Comunitário e Sustentabilidade pela Universidad Austral do Chile.