Vozes do Quingoma: Um Canto de Resiliência e Conhecimento

Em uma jornada pela riqueza cultural do Quilombo do Quingoma, o pesquisador Tássio S. Cardoso mergulhou nas profundezas de uma comunidade pulsante, onde as vozes ancestrais ecoam por entre os tempos, guiando os passos de uma trajetória de resistência e sabedoria.

Sua dissertação, intitulada “Vozes do Quingoma: processos formativos e tecnológicos como contributos para o diálogo entre currículos praticados e escolares”, desvela os intricados processos formativos e tecnológicos que sustentam o tecido social desse quilombo.

Através de uma abordagem cuidadosamente construida, Cardoso desvenda a rede rizomática de conhecimento que floresce nas margens do Quingoma, onde o samba de roda, o maculelê, a capoeira e as danças afro entrelaçam-se harmoniosamente com a economia de subsistência e as tradições de contação de histórias.

No cerne de sua pesquisa, uma busca pela integração entre escola e comunidade, entre saber tradicional e saber científico, resultou na criação de um fórum permanente de educação quilombola e indígena, bem como em uma agenda educativa baseada no turismo de base comunitária.

Além de destacar o papel fundamental das lideranças locais como Dona Ana, Gildeto Melo, Rejane Pereira e Tim, na luta pela titulação do Quilombo e pela preservação da cultura quilombola, a dissertação de Cardoso aponta para a necessidade premente de uma maior integração das escolas da região com os saberes enraizados na comunidade.

Por meio desses esforços, vislumbra-se não apenas a construção de processos de ensino-aprendizagem mais significativos, mas também a celebração vibrante de uma herança cultural que resiste bravamente à passagem do tempo. Tássio S. Cardoso é professor de História e Filosofia, Mestre e Doutor em Educação pela UNEB e especialista em Turismo Comunitário e Sustentabilidade pela Universidad Austral do Chile.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários