92 anos da conquista do voto feminino no Brasil

O dia 24 de fevereiro de 2024 marca os 92 anos da conquista do voto feminino no Brasil.

Através de pressão feminista, o decreto nº 21.076 instituia um novo código eleitoral no país e o direito de as mulheres votarem.

No entanto, perante este marco histórico precisamos nos questionar sobre o lugar que as mulheres negras ocupam. E elas tiveram papel imprescindível nessa conquista, a exemplo da alagoana Almerinda Farias Gama, uma das principais figuras na luta pelo direito ao voto feminino e a única mulher negra a votar como delegada para a Assembleia Nacional Constituinte em 1933.

Em meio a barreiras estabelecidas pela branquitude, inclusive do próprio feminismo branco, as mulheres negras do Brasil não viram seus direitos deslanchar com as conquistas que se sucediam.

Realidade vivenciada nos dias atuais, em meio a sub-representação dessas mulheres nos cargos eletivos, mesmo elas sendo o maior grupo demográfico do país e a maioria do eleitorado brasileiro.

2024 é a oportunidade de tentar reverter essa situação. Estamos em ano de eleições para a escolha das/os/es próximas/os/es prefeitas/os/es vice-prefeitas/os/es e vereadoras/es.

É urgente manter aceso o legado de Almerinda e, assim como ela, não aceitar as desigualdades que atravessam nossas vidas.

Não há democracia sem a participação das mulheres negras!

#VotoFeminino #VotoFeminista #MulheresNaPolitica #MulheresNegras #MulheresNegrasNaPolitica #PretasNoPoder #MulheresNegrasDecidem #EuVotoEmNegra

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2699 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários