LITERAMA INFANTIL DIVULGA ESCOLAS SELECIONADAS

Projeto foi criado para estimular o interesse da leitura e fomentar a literatura afro-brasileira infantojuvenil local.

O Literama Infantil, projeto de contação de histórias, com abordagens direta à literatura afro-brasileira infatojuvenil apresenta o nome das 10 instituições selecionadas; sendo: 05 escolas públicas e 01 ONG (Organização Não Governamental) de comunidades em Salvador, somando-se 03 escolas públicas e 01 ONG da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

As instituições contempladas atendem o público do Ensino Fundamental I (crianças de 06 a 12 anos) e receberão autores baianos da Literatura Negra Infantojuvenil para realizar o circuito de contação de histórias; além da contação, cada unidade escolar e ONG, também receberão 30 livros diversos.

Vale ressaltar que as edições do projeto estarão disponíveis no canal do YouTube da Festa Literária Arte e Identidade com tradução em libras. Os nomes dos autores participantes serão divulgados em breve, através do Instagram oficial do projeto – @liter_ama.

 

 

LITERAMA 

O Circuito de Contação de Histórias Negras foi idealizado pela estudante de Jornalismo Isabelle Santana, após perceber a necessidade do contato mais próximo das crianças da rede pública de ensino com os títulos e autores da Literatura Afro-Brasileira. Essa análise foi possível a partir da experiência com a primeira edição da Festa Literária Arte e Identidade, realizada em abril de 2021.

Em formato lúdico, o Literama Infantil foi projetado para incentivar a leitura na infância e a preservação da cultura brasileira através de obras com representatividade negra. Com foco nos escritores negros baianos, o projeto também visa contribuir com a democratização do acesso ao livro e o fomento das obras literárias de autores locais.

Coordenado por Isabelle Santana, o projeto conta com a coordenação pedagógica de Mazé Lúcio, produção executiva de Cris Santana e Ana Fátima dos Santos assina a curadoria. O Literama Infantil tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Confira a lista das intituições selecionadas:

  • Escola Municipal Governador Roberto Santos / Cabula
  • Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos / São Gonçalo
  • Escola Municipal Cônsul Schindler / São Caetano
  • Cmei Tertuliano de Góes / Alto das Pombas
  • Escola Municipal de  Nova Sussuarana / Sussuarana
  • Escola Municipal Barro Duro / Lauro de Freitas
  • Centro Educacional Maria Quitéria / Simões Filho
  • Escola Municipal Milton dos Mantos Matos / Candeias
  • Associação Beneficente Cultural de Preservação Ambiental e da Cultura Afro- brasileira Tupã Suriazala / Lauro de Freitas
  • Quabales – Projeto Socioeducativo Cultural – Salvador
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2072 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários