Movimento “Onda de plástico”
O movimento “Onda de plástico” foi idealizado e inicializado pelo ambientalista e artista plástico, André Fernandes. O intuito deste movimento é mobilizar a comunidade em uma ação de sensibilização e conscientização sobre a poluição das praias.
O evento foi pensado e preparado para ocorrer em data especial, no mês de setembro. Pois é neste mês em que comemoramos: “O dia da limpeza das Praias, Rios e Lagoas” uma campanha, criada há 30 anos atrás, por um conselho de educadores ambientais na Conferência Internacional de 1922, a ECO-92.
Por isso, convidamos vocês a se juntarem a nós, nesse movimento que ocorrerá no dia 18 de setembro.
O nosso ponto de encontro será na orla, ao lado do Quartel de Amaralina, às 09:00 h.
O evento contará com a participação do biólogo e professor, Ramon Duran, idealizador do projeto “Praia linda é Praia limpa” e a produtora cultural, Luzia Moraes.
Lá, faremos uma breve caminhada para recolha de resíduos sólidos na praia, e, ao final, ajudaremos André a compor mais uma de suas obras: uma grande onda de plástico! Que será construída com material plástico recolhido nas praias.
A Obra tem como objetivo alertar para a quantidade de lixo plástico depositado nos oceanos! Segundo o Fórum Econômico Mundial da Fundação Ellen MacArthur: “Num cenário em que nada mude, espera-se que o oceano contenha 1 tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixes em 2025 e, em 2050, mais plásticos que peixes (por peso).”