V Simpósio de Uro-oncologia da Bahia debaterá novidades no tratamento de tumores de próstata, rim e bexiga

Encontro acontece nesta sexta (14) e sábado (15) no Hotel Mercure Rio Vermelho

Quem deixou para se inscrever no V Simpósio de Uro-oncologia da Bahia, confirmado para os dias 14 e 15 de outubro, no Hotel Mercure Rio Vermelho, ainda pode fazer isso, pois as vagas limitadas ainda não foram completamente preenchidas. A programação científica do evento inclui atualizações, debates e apresentações de casos clínicos relacionados aos diversos tipos de câncer urológicos, tais como câncer de próstata, bexiga e rim. A maioria das discussões será conduzida na modalidade de tumor board, em que cada especialista participante das mesas temáticas emitirá sua opinião técnica sobre como conduzir os casos clínicos apresentados.

 

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia seccional Bahia (SBU-BA) e pelo Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA), com apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), reunirá não só urologistas, mas também profissionais de diferentes áreas da uro-oncologia – oncologia, radioterapia, medicina nuclear, radiologia, patologia, cirurgia vascular, fisioterapia, enfermagem, psicologia e nutrição.

Segundo o uro-oncologista Augusto Modesto, presidente da SBU-BA, os palestrantes convidados são profissionais que reúnem ampla qualificação acadêmica e experiência relacionadas aos temas que serão abordados. “Já confirmaram presença colegas dos Estados Unidos e dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Maranhão e Pernambuco, além de urologistas da Bahia que atuam nos diversos grupos e serviços que representam a uro-oncologia baiana”, destacou.

A expectativa do uro-oncologista Breno Dauster, coordenador do GRUOBA, é a melhor possível. “Além da riqueza do programa científico, temos a nosso favor a excelência dos resultados alcançados nas quatro edições anteriores do simpósio estadual e do Simpósio Norte-Nordeste de Uro-Oncologia, também promovido pelo GRUOBA em parceria com a SBU. Este ano, o formato do encontro está muito mais participativo, dinâmico e voltado para a prática do dia a dia, já que a maior parte das discussões será conduzida na modalidade de tumor board, em que na apresentação dos casos clínicos, cada especialista participante das mesas temáticas poderá emitir sua opinião técnica sobre como conduzi-lo”, destacou.

Para o uro-oncologista André Costa Matos, coordenador científico da SBU-BA, o Simpósio é uma excelente oportunidade de atualização dos profissionais que lidam com tumores urológicos, sobretudo diante dos crescentes avanços no tratamento dessas doenças nos últimos anos. “Precisamos dominar não só as evoluções cirúrgicas, como a robótica, mas também as mudanças no tratamento sistêmico de doenças metastáticas. A atualização dos uro-oncologistas a respeito dos novos bloqueadores hormonais, dos avanços em imunoterapia e das novas drogas teranósticas (baseadas em nanotecnologia) e alvo-moleculares (que agem em tumores alterados geneticamente), além da incorporação de novas tecnologias, nos permitirão ampliar ainda mais a qualidade de vida de muitos pacientes oncológicos”, explicou.

O oncologista Fernando Nunes, integrante da Comissão Científica do evento, também acredita que “discutir os avanços em oncologia clínica ligados a tumores urológicos e debater a utilização da imunoterapia e da terapia-alvo em tumores de próstata, bexiga e rim são fundamentais, já que existem muitas novidades chegando a todo momento”, pontuou. Como o tratamento dos tumores urológicos é multidisciplinar, o oncologista Thiago Martins, que também integra a Comissão Organizadora do Simpósio, acredita que “é de fundamental importância a discussão entre as diversas especialidades para definição da melhor conduta para cada paciente. Dialogar com especialistas da Bahia e de todo o Brasil certamente fará a diferença na vida dos participantes”, completou.

A programação completa do V Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia está disponível no site www.abmeducacaopermanente.org.br. Através deste endereço, os interessados podem realizar a sua inscrição. Para esclarecer dúvidas, os participantes podem ligar para (71) 2107-9682/9684.

SBU – A Sociedade Brasileira de Urologia é uma associação científica sem fins lucrativos representativa dos urologistas, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino. Com 24 seccionais espalhadas pelo Brasil, a SBU congrega cerca de 90% dos urologistas brasileiros.

Entre as missões da entidade, destacam-se municiar a população com informações fidedignas sobre a especialidade e atuar junto aos órgãos governamentais a fim de ajudar na elaboração de políticas voltadas para a saúde urológica e do homem. Outras informações estão disponíveis nos sites www.portaldaurologia.org.br e www.sbu-ba.org.br.

GRUOBA – Criado em 2015, o Grupo de Uro-oncologia da Bahia começou com 10 colegas e hoje reúne mais de 200 especialistas de diferentes áreas da uro-oncologia. O grupo multidisciplinar, que agrega os diversos grupos e serviços da uro-oncologia baiana, se reúne periodicamente nos formatos presencial e online para discutir temas de interesse comum. Em muitos desses encontros, profissionais convidados da Bahia e de outros estados se fazem presentes.

Entre os objetivos do GRUOBA, que pretende continuar crescendo, destacam-se a criação de um núcleo único de ciência, assistência e docência, o estímulo à educação continuada de qualidade e o fomento aos programas de residência médica. O foco do grupo é atuar de forma cada vez mais consistente, competente, atualizada, diversificada nos players que o compõem e unificada na tomada de condutas e na elaboração de protocolos uro-oncológicos.

Fonte – Assessoria de Imprensa: Carla Santana (71) 99926-6898

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2073 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários