Verão chegando, é preciso redobrar os cuidados nas praias do litoral, o Grupo de salva vidas pedem que atentem para as sinalizações através da bandeiras coloridas.
Agora, elas serão de cores variadas, para alertar aos banhistas sobre diferentes graus de risco de afogamento – baixo, médio ou alto
É preciso evitar lugares isolados e sem sinalização o ideal é que os banhistas fiquem próximo ao posto de apoio dos Salva Vidas , assim, em caso de afogamento o socorro é imediato que muitas das vezes salva uma vida.
Thiago um dos Salva Vidas explicou que embora a cor verde seja de baixo risco e aguas tranquilas é bom não se descuidar, nunca deixar as crianças sozinhas.
Em caso de duvidas, procurem um posto de apoio desses profissionais e peçam orientação sobre as marés, quais os lugares de maiores riscos, prevenir ainda é a melhor opção.
A equipe da Orla de Camaçari está preparada para mais um verão, novos membros foram integrados ao grupo, que venha o verão com mais segurança e cautela por todos que desejam um verão tranquilo.
Para não fazer parte da lista de pessoas socorridas na estação que se aproxima, seguem algumas recomendações para evitar afogamentos:
- Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;
- Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;
- Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;
- Evitar entrar na água logo após se alimentar;
- Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água;
- Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
- Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;
- Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.