Na primeira sexta-feira, depois do Carnaval, dia 24 de fevereiro, o artista soteropolitano André Fernandes e a artista ucraniana radicada em Salvador, Anastasiia Syvash, convidam o público para a performance de confecção da boneca-amuleto tradicional da Ucrânia, a Mótanka.
As Mótankas tradicionais representam a figura de mulher, que simboliza a continuidade da vida, fertilidade e prosperidade. Essa boneca é um forte amuleto que protege dos maus espíritos. Uma característica que destaca a Mótanka é a cruz no seu rosto, como símbolo de sol e de proteção contra o mal.
A Mótanka de Salvador será confeccionada em material reciclado e instalada no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, em Salvador. O início da performance está programado para às 17h, de sexta-feira, 24 de fevereiro.
André Fernandes é um artista plástico e ambientalista famoso por criar esculturas de material reciclado, principalmente o plástico que polui a cidade de Salvador e as suas praias. Essa não é sua primeira obra dedicada à Ucrânia. Em abril de 2022, no Rio Vermelho, ele reuniu crianças de escolas públicas para pintar corações de azul e amarelo, cores da bandeira da Ucrânia.
Anastasiia Syvash é uma artista ucraniana que mora em Salvador desde 2020. A guerra em grande escala começou apenas três dias após ela retornar da Ucrânia, onde visitava sua família. Assim, logo precisou organizar a viagem para sua mãe, Olha Syvash, hoje refugiada no Brasil.
Desde o primeiro dia da invasão russa na Ucrânia, Anastasiia, junto com sua amiga de Belarus, Volha Franco, organiza manifestações e eventos culturais para chamar atenção sobre o que está acontecendo no seu país e arrecadar doações para a sua cidade natal, Kharkiv.
Glória à Ucrânia!
Glória aos heróis!
Mais informações no WhatsApp: (71) 9 9737-0988.
Email: [email protected]