ENCONTRO DAS MULHERES INDÍGENAS DO REGIONAL LESTE

 

Marcado por muitas emoções, aconteceu entre os dias 24 e 26 de março, no Território Tupinambá de Olivença, na Aldeia Toca do Índio, o Encontro das Mulheres Indígenas do Regional Leste, com o tema “Fome de participação, empoderamento e protagonismo nas lutas do cotidiano” e o lema “Mulheres Indígenas construindo resistências diante das injustiças recorrentes”.

A programação contou com mesas de lideranças; Debates sobre o protagonismo das mulheres indígenas assessorado por Jurema Machado, da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ); Grupos de trabalhos sobre as mulheres indígenas e a luta pelo território, participação políticas, sustentabilidade e cura pela terra; Saúde Mental e autocuidado das mulheres indígenas. Além das oficinas práticas de miçangas, pintura corporal, cerâmica e ervas medicinais.

Com a presença de cerca de 200 mulheres, de diversas etnias dos povos Kiriri, Tuxá, Atikum, Tapuia, Pankaru, Xakriabá, Mokurin, Aranã, Pankararú, Pankararú-Pataxó, Pataxó, Pataxó Hãhãhãe, e as anfitriãs Tupinambá, vindas das regiões de Norte e Nordeste de Minas Gerais, Oeste, Sul e Extremo-sul da Bahia, da Congregação Providência de GAP, das Missionárias Agostinianas Recoletas, pesquisadoras da questão indígenas e outros parceiros; O encontro, realizado pelo Conselho Indigenista Missionário – Regional Leste e lideranças Tupinambá, contou com o apoio da Misereor, Cáritas Alemã e Países Baixos.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2569 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários