MINHA HOMENAGEM

 

Jurandyr Chaves nos deixou aos 84 anos, mas permanecerá para sempre em nossa memória como JUCA CHAVES!

Ainda jovem, estudou e se formou em regência musical erudita em São Paulo, tendo como professor o maestro Guerra Peixe. Chegou a tocar em concertos e a participar de organizações que encampavam projetos de música clássica no Brasil. Unindo sua formação em música clássica com seu talento natural, projetou-se como compositor, músico e humorista.

No final da década de 1950, frequentava a Rua Augusta em São Paulo e, nos anos 1960, desenvolveu uma obra ácida abordando grandes desdobramentos políticos e os costumes da alta sociedade. Não manteve alinhamento com nenhuma corrente política, nem mesmo com o campo da esquerda trabalhista, da qual foi próximo. A relação dialética entre censura e propaganda permeou o trabalho e a vida pessoal de Juca Chaves. A partir do final da década de 1960, contribuiu para o desenlace de um gênero humorístico.

Com uma voz pequena, projetava sua incrível personalidade; apenas com a entonação sutil e pela expressiva comunicação do semblante interpretava as personagens de suas histórias. Dizia, com a sua arte, o que o povo gostaria de dizer.

*ADEUS MENESTREL* – (O humor fica mais triste, o Brasil perde um dos mais brilhantes humoristas de nossa história)

Salvador, 27 de março de 2023
Texto escrito por: *Gil Vieira*

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2569 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários