Aconteceu na última segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Auditório do Instituto de Biologia da UFBA, a palestra da baiana e Técnica em Meio Ambiente, Kat Nogueira, para o “Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”; coordenado pela Ação da Cidadania, aonde explanou como desenvolveu embalagens plásticas comestíveis.
Kat é autodidata e criou, dois tipos de embalagens: uma mais resistente para substituir o isopor e uma mais fina para embalar grãos e outros produtos, que degradam em pouco tempo e levam pouca água no processo de produção.
As embalagens são fabricadas com “pancs” (plantas não convencionais), usadas geralmente para fazer embalagens plásticas descartáveis e plásticos filmes.
Kat venceu um prêmio e dois editais ligados às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela também criou um plástico filme feito a base de produtos industrializados vencidos.
Kat quer avançar na sua pesquisa com o apoio de empresas e fazer parceria com instituições.
O evento teve como tema: “Combate a Poluição Plástica”, definido pela Assembléia Geral da ONU, que reivindica mudanças profundas nas politicas e nas nossas decisões que levem a estilos de vida mais limpos, sustentáveis e ecológicos, em harmonia com a Natureza.