A escolha do cantor Léo Santana como representante da Bahia em um especial de São João que a Rede Globo Nordeste exibirá para a região na noite deste sábado (20) despertou a revolta dos forrozeiros e com toda a razão.
Léo é cantor de Axé, do Carnaval e na verdade é do segmento do Pagode, não lembro de ter cantado forró, ou estar em algum momento que seja significativo desta expressão popular tão forte para o nordestino. São João é festa sagrada, de uma povo, de uma fé e que tem suas características típicas, precisa de história e representa uma tradição. Tem jeito, forma, cores, sabores, aromas. Cheira fogueira, amendoim cozido, milho assado, fogos de artifício, canjica, licor. Lembra azabumba, sanfona, cordel, triângulo, interior. Não pode e nem deve ser de qualquer jeito, nem para qualquer ouvido. São João é poesia, é festa de Santo, é reza e balão de amor.
Por favor a Bahia tem muita voz que canta tudo isso e com todo o respeito à Leo, devolva o nosso baião, xote, xaxado, arrasta-pé, coco, maracatu, quentão e tudo mais que represente o típico São João do Nordeste e sua quadrilha que pula fogueira e se esconde da chuva. Chega de ilusão! O que é é e segue o barco que Carnaval é outra conversa…
—
Luzia Moraes
Ofá Produções
55 71 8816 4560
Ofá Produções
55 71 8816 4560