Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos recebe autoridade máxima da cultura dos Ovimbundu da Angola

 

No dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos teve a honra de receber Sua Majestade Soma Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, que é uma autoridade máxima da cultura dos Ovimbundu, sua comitiva e o autor Freddy Carlos todos vindos, de Angola. O encontro, que teve início às 9:00, foi organizado por Isidro Sanene, presidente autor e idealizador da Casa de Cultura da Angola, juntamente com seu diretor Wilson Xavier, contando com o apoio institucional do Consulado da Angola. A visita aconteceu a convite da Secretaria da Educação e da Secretaria de divisão técnica de políticas para adversidade e inclusão educacional.

A visita de Sua Majestade à Secretaria Municipal de Educação teve como objetivo estreitar os laços entre Brasil e Angola, promovendo diálogos sobre a importância da preservação e valorização das tradições culturais africanas. A recepção contou com uma apresentação especial do Canto das Três Raças, interpretado pela renomada cantora Célia Nascimento.

Na sequência, uma reunião foi realizada na sala de reuniões com a presença do Secretário da Educação, Alex Literale, a Subsecretária Adjunta Fabia Costa, a presidente do COMPIR, Luiza Owhoka, além de Cláudia Lucena, Lucília Ribeiro, Marlucia Vieira e Sueli Mariana, todas da divisão técnica, e Solange Turgante, diretora do DOEP.

Após a visita à Secretaria Municipal de Educação, Sua Majestade e sua comitiva dirigiram-se ao Paço Municipal, na Prefeitura de Guarulhos, onde se encontraram com o prefeito da cidade, Gustavo Henrique Costa (Guti).
Em seguida, participaram da atividade intitulada “Africanidades: Vivências Bantu e Angolana”, realizada na EPG Dorcelina de Oliveira Folador.

O evento, que faz parte do Projeto Dorcelina em Ação: 20 Anos da Lei 10.639/03, teve como objetivo proporcionar aos alunos um contato mais próximo com a cultura africana, suas tradições e contribuições para a sociedade.
Durante a atividade, os alunos do período vespertino realizaram uma apresentação cultural de ciranda de roda. Sua Majestade também proferiu uma palestra, respondendo a diversas perguntas e permitindo que os estudantes mergulhassem no universo das africanidades, enriquecendo seu conhecimento e promovendo a valorização da diversidade étnico-cultural.

A presença de Sua Majestade Soma Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI em eventos como esse fortalece os laços entre as nações e enriquece o processo educativo, proporcionando uma vivência única aos estudantes. A Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos sente-se honrada em receber Sua Majestade e reafirma seu compromisso com a valorização da cultura africana e o respeito à diversidade étnica e cultural.

A atividade “Africanidades: Vivências Bantu e Angolana” foi um momento enriquecedor e inspirador, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a igualdade e a justiça social.

Endereços: Secretaria Municipal de Educação. Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo, Guarulhos – SP

EPG Dorcelina de Oliveira Folador. Rua Umuarama, 290 Parque Jurema Guarulhos, São Paulo

Texto. Zenaide dos Santos, jornalista colunista

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2574 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários