Piazzito Participa de Oficina de Música na Lira dos Artistas no II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas

O artista Piazzito participou de uma enriquecedora oficina de música, abrilhantando a oficina de sanfona durante o II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas, ao lado de renomados músicos como Mestre Gennaro, outros sanfoneiros. A ocasião também contou com palestras sobre a história da música, ministradas por Del Feliz e Flávio Leandro, que proporcionaram uma visão ampla sobre a cultura musical do Nordeste e do Sul. O evento, promovido e conduzido por Del Feliz, foi uma imersão intensa no universo musical e cultural dessas regiões.
Além do workshop de sanfona, a programação incluiu outras atividades culturais, como uma oficina de dança, feira de artesanato, apresentações de capoeira, celebrações das tradições locais com o Terno de Reis das Pastorinhas e rodas de conversa sobre as tradições nordestinas. As noites foram marcadas por shows de grandes nomes do forró e da música nordestina e nacional, como Del Feliz, Piazzito, Chambinho do Acordeon, Mestrinho, Mariana Aydar, Flávio Leandro, Nonato Lima, Claudinho do Acordeon, Emili Pinheiro, Juninho do Acordeon e Alírio Júnior.

Piazzito destacou a importância do evento não apenas como espaço de aprendizado, mas também de conexão artística e cultural entre diferentes regiões do Brasil. Para ele, a sanfona é um instrumento que, junto com sua voz, forma a base de sua pesquisa musical. Ele descreve sua trajetória de estudo com professores que lhe ensinaram metodologias avançadas, ajudando-o a desenvolver uma linguagem capaz de conectar-se com outros músicos e artistas.

“Quando tenho a oportunidade de estar ao lado de Del Feliz, Mestre Gennaro, Flávio Leandro, Nonato Lima, Mestrinho que são grandes compositores, realmente me sinto em família, porque nossa energia comunga com a ideia de reportar a existência através da arte,” revela Piazzito.

Ele ainda destaca o valor dessa integração cultural entre o sul e o nordeste, ressaltando como a união de estilos musicais tão representativos é essencial para a evolução artística. “A integração pontua essa aproximação como a verdadeira evolução da integração cultural dos povos. É essa aproximação que faz a diferença. Precisamos de mais encontros assim, rodas de conversa e palestras que agreguem os jovens, pois isso é uma forma de traduzir o processo criativo de um artista.”

O II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas se consolida, assim, como um espaço vital para a celebração e preservação da rica cultura nordestina, reunindo grandes nomes da música nacional e inspirando novas gerações.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2365 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários