O espetáculo Deusa de Marinez é uma homenagem potiguar a
Marinês, a icônica Rainha do Xaxado, que influenciou profundamente a cultura nordestina com sua música e presença marcante. Marinês é lembrada como uma das maiores intérpretes de forró e xaxado, além de ser uma das primeiras mulheres a conquistar um espaço significativo nesse gênero musical.
Esse tributo será realizado no dia 17 de novembro, às 16h, no parque Cidade da Criança, localizado no bairro do Tirol, em Natal. Com uma combinação de música, dança e teatralidade, o espetáculo promete transportar o público para as raizes do xaxado e forró, homenageando a vida e obra de Marinêz.
O espetáculo Deusa de Marinez integra o Projeto de Cultura Popular e Tradição, Fruição e Circulação do Forró de Raiz, uma iniciativa voltada para a valorização e difusão das expressões culturais nordestinas, especialmente o forró de raiz. O projeto foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos
Multiculturais da Lei Paulo Gustavo (002/2023) no Rio Grande do Norte, com apoio da Fundação José Augusto e do Governo do Estado.
Por meio desse apoio, o espetáculo ganha visibilidade e se propõe a levar a história de Marinês para um público diverso, promovendo a preservação da cultura popular e inspirando novas gerações a se conectarem com as tradições do forró e do xaxado. A Lei Paulo Gustavo, que busca incentivar a produção e circulação de iniciativas culturais, viabiliza essa e outras apresentações, enriquecendo o cenário cultural do estado e reafirmando o papel de Marinês como um símbolo da resistência e autenticidade da música nordestina.