* Duda Tawil, texto e foto
Durante quatro dias, de 2 a 5 de dezembro, Salvador acolheu o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial e da Conferência Internacional de Turismo Criativo. O evento reuniu especialistas, gestores e profissionais do turismo, celebrando a riqueza cultural e patrimonial da capital baiana.
Na abertura oficial, realizada no Cine Glauber Rocha, o público teve a oportunidade de assistir à entrega da sinalização turística da Cidade Alta e acompanhar painéis com nomes de destaque.
Este importante rendez-vous anual, que aconteceu em seguida no auditório da SECULT, foi aberto por Pedro Conde Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, e por Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos. Todos os momentos da programação destacaram as iniciativas que unem cultura, turismo e inovação, em interessantes mesas-redondas, seguidas de debates. O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, esteve onipresente, promovendo diálogos valiosos que reforçaram o compromisso da cidade com o turismo sustentável e criativo.
Foram também de suma importância para o sucesso do evento, participações de autoridades e especialistas do setor, como as do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial – OCBPM (www.ocbpm.org.br), Mário Augusto Ribas do Nascimento, gaúcho e ex-prefeito de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul; de Barcelona, na Espanha, veio a nîmoise, natural de Nîmes, na região da Provence, França, Carol Couret, fundadora e diretora-executiva da Creative Tourism Network; o subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador, Walter Pinto Jr; o prefeito de Ouro Preto, primeira cidade brasileira a integrar a lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, Ângelo Oswaldo; o assessor jurídico da SECULT, o talentoso advogado Tiago Batista; a presidente do Singtur-BA, o Sindicato de Guias de Turismo da Bahia, pedagoga Riva Rodrigues, e dos guias Airan, Socorro (Help!), Ismael e Cida, esta veio de Milano, na Itália, onde reside. No extenso último dia do encontro, 5 de dezembro, ainda mais por ser o Dia Nacional da Acessibilidade, o palestrante Ricardo Shimosakai (www.ricardoshimosakai.com.br), sansei de São Paulo, grande viajante e cidadão do mundo, foi aplaudidíssimo pela sua contribuição na mesa que englobou “Acessibilidade, Inclusão e Turismo”.
O evento foi pontuado com muitas visitas, a exemplo do Pelourinho e à festa de Santa Bárbara/Yansã, no dia 4 de dezembro, justamente uma quarta-feira, este ano: uma celebração vibrante, evidenciando a força cultural de Salvador. “Foi um evento de grande aprendizado e troca, que reafirma a importância de Salvador como um destino turístico culturalmente rico e inovador”, concluiu o dinâmico Gegê no encerramento. Sua participação reforçou o compromisso com o fortalecimento do setor turístico na capital baiana, em colaboração com a liderança de Pedro Tourinho.
Ao final do encontro, foi lida e aclamada a “Carta de Salvador”, a ser entregue ao Congresso Nacional, em Brasília, na semana vindoura.
Os próximos encontros já estão agendados, nos três próximos anos, para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Crístóvão (SE) e Cidade de Goíás (GO), que fazem parte da prestigiosa lista do Patrimônio Mundial da Humanidade UNESCO, em Paris.
(foto)
O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, apresentou eventos culturais na sua cidade, no auditório da SECULT, em Salvador