Secult e Oficina de Turismo Criativo, em Salvador

Duda Tawil

A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador brilhou novamente, na segunda passada, 06/12, ao propor para o trade turístico a Oficina de Experiências de Turismo Criativo, no auditório que homenageia, com seu nome, a saudosa Makota Valdina, em prédio anexo à Casa das Histórias de Salvador, localizada, na Rua da Bélgica, Bairro do Comércio, em Salvador-Bahia. (www.casadashistoriasdesalvador.com.br).

Foi uma manhã de trocas de experiências, estabelecimento de uma rede de conexões e contatos entre os membros presentes, com foco na busca de criação, aperfeiçoamento e divulgação de roteiros turísticos criativos, na oferta de serviços turísticos originais e autênticos da cultura local; ou em outras palavras, na contracorrente dos roteiros turísticos pasteurizados e massificados do cenário presente.

A palestrante, Caroline Couret, natural de Nîmes, região da Provence, na França, porém radicada em Barça há muitos anos, Caroline é uma confessa apaixonada pela Bahia, onde costuma vir várias vezes. Atualmente, ao tempo em que trabalha virtualmente, no melhor estilo home office, Carol curte dias de sol, calor e mar em Morro de São Paulo, no litoral sul baiano, antes da iminente volta ao Velho Continente. Ela é a fundadora, idealizadora e diretora da Creative Tourism Network.

No prestigioso grupo presente, estavam Jamile Machado, coordenadora de Promoção do Turismo da Secult/Prefeitura de Salvador; e a turismóloga, Simone Costa, especialista em Turismo do Prodetur na Secult, mestranda em Geografia pela Ufba, vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2023 como “Profissional Destaque – categoria Governo – Técnico/Ministério do Turismo”, dentre tantos títulos desta grande profissional baiana. (www.prodeturssa.salvador.ba.gov.br e @secultba)

Multitalentosa, Simone confeccionou ela mesma as delícias servidas no coffee break, para apreciação – e aplausos dos atentos e debatedores comensais.

Esse rendez-vous matinal contou com as presenças de Greice Zago (Comunica&Articula – Restaurante Secreto – 71.99168-8665); Ludmila Santos (Mami Wata Experiências Culturais Imersivas – (71)98405-5526 e @mamiwata.experience); Rosa Santos (Laisser Couler Turismo e Eventos – 71.98861-1349 e @laisser_couler, a partir de 2025); Lindinalva Silva (Rota Afro Congo Bahia – 71.99937-5731); Nadinho do Congo (Afoxé Filhos do Congo – 71.99145-7720); Hilda Almeida (Mambré Agência de Turismo Religioso Católico Comunitário – 71.98661-7548 e @mambre.tr); Rose Nascimento (Fotografia e Cotidiano – @rosenascimento.art e 71.99170-2643); Paulo Sérgio Fonseca (guia de turismo com ênfase na imersão e interação na cultura local: @paulo_fonseca02 e 71.994109817); Diogo Santos (turismólogo e pesquisador da Uneb – 75.99179-6231); Andréa Barbosa (Andréa Barbosa Joias, joias artesanais, ancestralidade da ourivesaria – @andreabarbosajoias e 71.99916-0015); e Geneci Silva Sales (Turismo na Guerreira, em Periperi – (71) 99341-6896 e @turismo.guerreira).

Caminhos abertos e muito sucesso para todo mundo!!!

O rendez-vous aconteceu no Auditório Makota Valdina, da Secult, no Comércio, em Salvador-BA.

(colocar diversas fotos)

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2699 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários