Sérgio Duartte lança “Eu Sou a Bahia”: Uma celebração às raízes e à cultura baiana

O cantor e compositor Sérgio Duartte, cidadão soteropolitano profundamente conectado às tradições do Candomblé, apresenta ao Brasil sua nova música, “Eu Sou a Bahia”. A canção é uma homenagem vibrante às raízes culturais e à rica musicalidade da Bahia, exaltando o axé e a magia que definem o espírito baiano.

Com letras que retratam o orgulho de ser baiano, “Eu Sou a Bahia” é um tributo à alegria e simplicidade contagiante do povo da terra. A música resgata memórias afetivas de Duartte, como os dias ensolarados nas praias de Amaralina, onde viveu momentos inesquecíveis da infância e adolescência ao lado de amigos.

A canção também reverencia os ícones da cultura afro-baiana, destacando a força dos blocos afros como Olodum, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, além da importância das baianas do acarajé, símbolos e patrimônios culturais do estado.

Duartte celebra a ancestralidade africana ao trazer à tona o som dos tambores, o ritmo do afoxé e do ijexá, elementos que ecoam as tradições dos orixás e o orgulho de ser Nagô. Em suas palavras, a música é um convite para que nunca se esqueça o valor das raízes negras e a importância de honrar nossos ancestrais.

“Eu Sou a Bahia” é mais que uma canção: é um manifesto de resistência, celebração e valorização da história afrodescendente, mantendo viva a chama do axé e o orgulho de ser baiano na fé, na alma e no coração.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2744 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários