Mídia e democracia na era digital são temas de evento em Centro Universitário de Salvador

Mídia e democracia na era digital são temas de evento em Centro Universitário de Salvador

Com o objetivo de debater as mudanças nos fluxos comunicacionais, as transformações da atividade jornalística e os desafios da profissão na era digital, o Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA), antiga Faculdade Social da Bahia, realiza entre os dias 23 e 27 de setembro a II Semana de Comunicação, em Ondina. Com o tema “Mídia e Democracia na Era Digital”, o evento reunirá profissionais, professores e estudantes de jornalismo e áreas correlatas.

A programação inclui palestras, oficinas, bate-papos, intervenções artísticas, que serão realizadas nas dependências da própria instituição e local externo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As vagas são limitadas e terão certificação por participação. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo Sympla ou no local.

A conferência de abertura, no dia 23, às 19h, terá como tema “Fluxos comunicacionais, Democracia, Midiatização e Jornalismo de Dados”, e conta com a participação de Renata Gomes, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professora adjunta da UFRB em Santo Amaro, de Juan Torres, editor de Inovação do Jornal Correio* e especialista em jornalismo de dados, entre outros conferencistas.

Durante os cinco dias, o evento abre discussão sobre as novas possibilidades e práticas jornalísticas, entre elas iniciativas independentes de profissionais e grupos sociais. No dia 26/09, quinta-feira, às 19h, será realizada a mesa “Comunidades Digitais e Democratização da Informação”, que vai reunir Rose Vitório e Pamela Mota, representantes da Agência de Notícias das Favelas (ANF), Alex Hezorg do Coletivo Baiano pelo Direito à Comunicação/Intervozes e Jefferson Borges do portal Nordesteusou.

As alternativas e os desafios da inserção no mercado de trabalho para jornalistas recém-formados estarão em pauta com o bate-papo “Sou jornalista, e agora?, com profissionais em início de carreira com boas experiências para  contar sobre projetos e produtos jornalísticos por eles concebidos e implementados, a exemplo do site Não Óbvio (https://www.naoobvio.com/), de Vanessa Brunt, o Cidade em Prosa (http://cidadeemprosa.com.br/sobre/), do jornalista Bruno Ganem, e do RAP 071 (http://www.rapzeroseteum.com/), criado pelos jornalistas Gabriel Soares e Pedro Enrique.

APRENDER NA PRÁTICA – As oficinas serão realizadas nos dias 25 e 26, e trazem os temas “Redação para Mídias Sociais” e “Todo Mundo Podcast”. A primeira será ministrada pela jornalista Arysa Sousa, especialista em gestão de mídias sociais e Estrategista Digital na equipe da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador. A outra oficina, sobre produção de podcasts, será ministrada por Daniela Souza, professora do Unisba e coordenadora da Rádio Educadora FM.

O encerramento da II Semana de Comunicação será realizado na sexta-feira, 27, a partir das 19h, no Mercadão Criativo e Colaborativo, localizado no Rio Vermelho. O evento traz o lançamento do livro “Marca lugar, Comunicação e Cultura” e conta com a presença de uma das organizadoras do livro, Claudiane Carvalho, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba e professora de Jornalismo do Unisba e UFBA. A noite conta ainda com apresentações artísticas dos alunos Talita Black e Cleiton e Banda, ambos do curso de Jornalismo do Unisba.

A II Semana de Comunicação terá transmissão em tempo real pela Agência Baiana de Notícias (ABAN), do curso de Jornalismo do Unisba. Para mais informações sobre a programação, basta acessar nossas redes sociais, no Instagram @agenciabaianadenoticias ou ABAN – Agência Baiana de Notícias, no Facebook.

SERVIÇO:

II Semana de Comunicação do Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA (antiga FSBA)

ONDE? – Av. Oceânica, 2717 – Ondina, Salvador – BA

QUANDO? –  Entre os dias 23 e 27 de setembro

ACESSO? – Inscrições antecipadas pelo link: https://www.sympla.com.br/ii-semana-de-comunicacao-da-unisba__645541 ou no local do evento.

ATIVIDADES? – Todas serão Gratuitas e Certificadas

LANÇAMENTO

O QUÊ? Livro “Marca Lugar, Comunicação e Cultura” – Autores: Adriano de Oliveira Sampaio, Claudiane Carvalho, Inês Martins, Lidiane Pinheiro (Org.). Editora EDUFBA, ano 2019.

QUANDO? Dia 27.09 (sexta-feira), 19 h

ONDE? Mercadão Criativo e Colaborativo, Rua Guedes Cabral, 20 – Rio Vermelho

Entrada Gratuita

Comissão Organizadora

Bruna Amorim – (71) 99210-0020 / Gabriel Rodrigues – (71) 99292-2672

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2073 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários