A arte contemporânea de Roberto Londoño Uribe

 

Roberto Londoño Uribe é um renomado artista plástico colombiano nascido em Neiva, Huila, em 1956. Além de seu talento artístico, também é administrador de empresas e zootecnista, especializado em avaliação e formulação de projetos de desenvolvimento social e gestão social.

Londoño Uribe se destaca por seu estilo único e distinto na arte contemporânea. Suas obras são caracterizadas pelo uso de espátula, pontos claros e escuros, com cores simultâneas que criam contrastes marcantes. Através de sua técnica, joga com efeitos de iluminação e decomposição de valores cromáticos, alcançando composições cheias de vitalidade.

O artista plástico busca representar experiências e o cotidiano em sua obra, deixando espaço para a imaginação e a livre interpretação do espectador. As suas pinturas convidam a uma experiência pessoal e subjetiva, onde cada um pode estabelecer a sua própria ligação e associação com a obra.

A carreira artística de Roberto Londoño Uribe começou em 2006 e, desde então, participou de inúmeras exposições coletivas em diferentes partes da Colômbia e outros países. Entre as exposições destacam-se a comemoração dos 30 anos da Arturo Flórez Workshop Gallery em Neiva, o Festival Internacional de Pintura Ciudad de Laboyos em Pitalito, o Mosaico Artístico Internacional Armemos la Paz e a Primeira Bienal de Arte FMGC n Culiacán México 2023, entre outros.

Para além da participação em exposições colectivas, Londoño Uribe teve exposições individuais, como “Impermanencia” e “Des-Nudos” no Museu de Arte Contemporânea da Huíla e “Danza de Colores” no El Patio – Casa Cultural e Restaurante, em Neiva.

Seu talento e dedicação foram reconhecidos nacional e internacionalmente. Ele recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Artistas Integrados e Arte sem Fronteiras pela Paz no México, da Associação Cultural Aires de Córdoba na Espanha e da Organização Cultural Brasil América Latina no Brasil.

A obra de Roberto Londoño Uribe é uma expressão artística cheia de vitalidade e emoção. Suas composições dinâmicas e o uso habilidoso da cor refletem sua visão pessoal do mundo e suas experiências. Por meio de sua arte, ela convida o espectador a entrar em um universo próprio e refletir sobre a beleza encontrada na vida cotidiana.

As publicações em que tem participado, como as ilustrações no livro “Neiva Transformaciones y Sueños” e na revista “Ágora Salom”, evidenciam o seu reconhecimento e contributo para o campo cultural e artístico.

 

Roberto Londoño Uribe continua deixando uma marca significativa na arte contemporânea colombiana e sua obra continua sendo apreciada nacional e internacionalmente.

5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários