A MENINA QUE ROUBAVA LIXO EM CARTAZ

O espetáculo teatral que vem encantando a garotada, por onde passa: “A Menina Que Roubava Lixo” desde de 2015, retorna ao seu lar mais uma vez. O Cine-Teatro de Lauro de Freitas será palco de uma celebração cujo objetivo é arrecadar fundos para custear parte da viagem para o Festival Internacional de Teatro de Ubá, em Minas Gerais. O
premiado espetáculo infantil será o único representante do Estado da Bahia no Festival, que obteve 123 inscrições de todo o país, na sua fase de seleção, para compor uma programação de 23 espetáculos. A responsabilidade aumenta devido a qualidade das montagens escolhidas pela curadoria do evento, que está na sua 12ª Edição.Prestigiada por mais de 12 mil espectadores, a peça que traz em seu tema a preocupação com o meio ambiente, está passando por um novo processo de requalificação, tanto em sua misancene quanto na atualização da dramaturgia, devido às reformulações das leis e campanhas que giram no entorno das questões ambientais, mais propriamente dos resíduos sólidos.
Em sua trama, a estória de uma menina-boneca chamada Luna que, quando reaproveitada e restaurada por um catador de latas, ganha vida e se torna animada, mas não consegue entender o porquê de tanto lixo nas ruas da cidade.
Com dramaturgia de alta relevância ambiental, a temática mistura em seu enredo, fantasia e ciência, num entrelace que trata de forma verdadeira a relação do cidadão com o próprio lixo e o ambiente que habita. Direcionada, especialmente, para a infância e a juventude. “Uma mistura de surrealismo e responsabilidade ambiental, já que a plateia verá florestas, bruxa, bonecos, árvores, bichos, personagens instigantes e muita música. Esses são os ingredientes sensibilizadores que contagiam o público”, afirma Tobé Velloso, autor e diretor do espetáculo.
“A intenção é, realmente, reverberar o alerta para a nossa permanência neste planeta. Não podemos deixar a arte de fora desta missão: despertar nas crianças que o habitat, protegido e vigiado, é um ambiente favorável à nossa sobrevivência”, conceitua Naty Santos, atriz que protagoniza a estória.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários