ABRAMUS CELEBRA OS 40 ANOS DA AXÉ MUSIC COM COQUETEL NA CAIXA CULTURAL SALVADOR

A maior defensora dos direitos autorais no país homenageia a história e os criadores do Axé

Em uma noite de celebração e reconhecimento, a *Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS)* promove, nesta terça-feira (18), um coquetel especial na Caixa Cultural Salvador, em *homenagem aos 40 anos da Axé Music*. O evento acontece após a terceira Roda de Conversa da exposição “AXÉ: A FORÇA SONORA E VISUAL DE UM MOVIMENTO” e reúne artistas, compositores, produtores e profissionais da música baiana para um momento de confraternização e valorização desse movimento cultural que transformou a identidade musical do Brasil.

A escolha da *Caixa Cultural Salvador* como palco dessa homenagem tem um significado especial. “Celebrar quatro décadas de Axé Music, um movimento que enfrentou resistência no início, em um espaço cultural de prestígio como esse, é simbólico. Não estamos apenas comemorando um aniversário, mas reafirmando o Axé como um patrimônio cultural do país”, destaca João Portela, diretor regional da ABRAMUS na Bahia.

A ABRAMUS tem um papel fundamental na valorização e no reconhecimento desse marco tão significativo para a música baiana. Como uma das principais associações de arrecadação de direitos autorais do Brasil, a entidade representa e protege os interesses de artistas, compositores e músicos que fizeram e continuam a fazer história dentro do Axé Music. “Nosso compromisso é garantir que os direitos desses artistas sejam respeitados e que seu legado seja preservado para as próximas gerações”, reforça Portela.

O coquetel promovido pela ABRAMUS será um dos momentos mais aguardados dessa celebração. “Como bem disse Jonga Cunha, uma das figuras centrais do Axé, ‘na Bahia, você pode estar em um evento sofisticado, mas no final tudo acaba em Axé Music’. O que dizer então de uma festa que já nasce para celebrar esse movimento? No mínimo, muito axé e acarajé”, brinca Portela.

Além das festividades, a ABRAMUS reforça seu compromisso contínuo com a preservação da história e dos direitos dos artistas que ajudaram a construir o Axé Music. “A nossa missão é fazer com que o diálogo entre as gerações do Axé seja constante e produtivo. Os novos talentos sabem da importância dos pioneiros e, juntos, fortalecem o futuro desse ritmo que é um verdadeiro símbolo da Bahia”, afirma o diretor regional.

A homenagem da ABRAMUS aos 40 anos da Axé Music é um reconhecimento da trajetória desse movimento e de sua importância no cenário cultural brasileiro. A entidade segue investindo em ações para valorizar e apoiar os artistas do gênero, seja por meio de reportagens, playlists especiais ou do suporte a iniciativas legislativas, como a proposta de criação do Dia Nacional da Axé Music.

*Sobre a ABRAMUS*: A ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes – é uma entidade de gestão coletiva de direitos autorais sem fins lucrativos, fundada em 1982. Seu principal objetivo é defender os direitos dos artistas da música, dramaturgia e artes visuais. Com mais de 120 mil titulares, é a maior associação de direitos autorais do país e a única, entre as vinculadas ao Ecad, que também atua nos segmentos de artes cênicas e visuais. A ABRAMUS possui escritórios em várias regiões do Brasil, incluindo São Paulo (sede), Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Brasília, Pernambuco e Minas Gerais, oferecendo atendimento personalizado aos seus titulares.

*Serviço*
O quê: Coquetel de homenagem aos 40 anos da Axé Music – ABRAMUS
Quando: Terça, 18 de fevereiro de 2025, às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA

Mais Informações à imprensa: MC Comunicação
Jornalista responsável: Mônica Carvalho
Contato: (71) 99985.2190

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2998 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários