ACERVO COM MAIS DE 70 MIL ITENS SOBRE DUQUE DE CAXIAS TERÁ SEU ACESSO AMPLIADO

 

Ação é uma parceria entre o Instituto Histórico da cidade e a Afya Unigranrio

Com o objetivo de resgatar a história da Baixada Fluminense, um acervo com mais de setenta mil itens sobre Duque de Caxias terá seu acesso ampliado. O projeto nasce de uma parceria entre o Instituto Histórico da região e a Afya Unigranrio, visando a ampliação de pesquisas acadêmicas, eventos culturais e projetos de extensão.

O acordo de cooperação foi assinado no último dia 17, na Câmara Municipal de Duque de Caxias. O Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte (LABCEMA), que é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da universidade, teve papel central na articulação da parceria. Desde 2024, o grupo promove ações conjuntas para fortalecer o diálogo entre instituições de cultura locais e a universidade.

O acervo conta com uma extensa lista que inclui fotografias, jornais, livros e objetos históricos que colaboram na reconstituição da história caxiense e de municípios próximos. A intenção é que, ao facilitar o acesso de pesquisadores e estudantes aos arquivos, haja um fortalecimento de produções acadêmicas que preservem a memória local.

Nas próximas semanas, as instituições devem se reunir para planejar os próximos passos da colaboração. Para o segundo semestre de 2026, estão previstas uma exposição dedicada às artistas mulheres contemporâneas de Duque de Caxias e adjacências, além do lançamento de novos livros sobre a região e a segunda edição do Seminário Arte, Cultura e Patrimônio da Baixada Fluminense. Por podcast edinhotaon/ Edno Mariano

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 4734 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários