Aline Lourenço no Expo Favela 2024

Aline Lourenço lança livro no Expo Favela 2024.

Ex-moradora de Senador Camará, Aline Lourenço, é a prova viva de que a educação realiza sonhos

Aline Lourenço é uma ex-moradora da Rua Carnaúba de Senador Camará, desde os seus 9 anos. Estudou pelas escolas do bairro: Sampaio Corrêa, Presidente Médici, Thomé de Souza e Daltro Santos. Sua infância foi presenteada com livros doados por vizinhos. Já era adepta a leitura, desde muito nova, quando sua família ainda vivia em Santa Catarina, lugar onde morou de 1 a 8 anos de idade. De lá, trouxe o sonho de ver um texto seu num jornal.
Na adolescência, Aline curtia muito os bailes no Bangu Atlético e Casino. Assim como as outras festividades locais que se prolongam a Vila Aliança.
Terminado o ensino médio, continuou os estudos fazendo curso profissionalizante dentro da Vila Aliança, para conseguir o primeiro emprego. Matriculou-se num pré-vestibular e foi aprovada para fazer faculdade de Letras na Faculdades Integradas Simonsen. O sonho de ter um texto seu num jornal foi ficando cada vez mais escondido, ao se deparar com colegas que escreviam de forma totalmente qualificada e que a deixava insegura para publicar. Logo, o que escreveu durante a faculdade manteve-se guardado.
Em 2010 foi integrar a Ong Aliança Ativa onde trabalhou por meses, pois foi logo chamada para ser funcionária pública da Prefeitura de Itaguaí como professora. E seus registros só foram crescendo.
A pandemia chega e Aline tem a perda de seu pai, um grande incentivador. Isso a fez sentir vontade de publicar uma poesia. Aline publica e é selecionada para participar de uma antologia em 2021e, não parou mais! Ganhou o prêmio de Qualificação Literária pela Academia Independente de Letras de PE, Polímata. Hoje Aline Lourenço tem 13 participações em antologias de poesia, contos e crônicas. A antologia de destaque foi Clube de Lu da editora Cogito na Bahia e Rainhas Negras, lançamento na Expofavela 2023! Ainda não parou por aqui, Aline estará na Bienal 2023 para lançamento das antologias Rainhas Negras e Filhos da Terra no dia 01/09 às 19:00 hs e no dia 04/09 às 17:00 hs para lançamento de seu primeiro livro A jovem sonhadora”.
O segundo livro “Ivan, um conto pra chorar” foi lançado no final do ano passado e o livro infantil “Os cabelos de Gabrieli” será lançado em breve.
Atualmente, ela está escrevendo duas narrativas longas que se passam na comunidade da Vila Aliança: “A favela do silêncio” e “Penélope”. Para o futuro, já veio em sua mente um relato sobre aqueles amigos da infância que o tempo levou. Já tem em mente o nome “Onde estão os nossos amigos?”
Aline faz parte do Coletivo Rainhas Negras. Ela trás a narrativa negra, fazendo referência ao gênero músical Trep, sua narrativa por ela é chamada de Literatura Popular.
O ano mal começou e Aline já é indicada a autora Revelação da editora Letras Virtuais, Prêmio Festival Mexicano 2024, Prêmio Carioca de Excelência, Prêmio Latinidade e Membro fundadora da Academia de Ciências, Artes e Letras de Saquarema.

■Mais informações:

Aline Melo – assessoria de imprensa

+5521 997404766 (Whatsapp)

[email protected]

0 0 votos
Avaliação do artigo
About Luzia Moraes 2501 Articles
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários