Antônio Ribeiro da Conceição – conhecido pelo pseudônimo/nome artístico de Bule-Bule (Antônio Cardoso, 22 de outubro de 1947) é um músico, repentista, escritor e poeta brasileiro.
Autor de obras de cordel, Bule-Bule é considerado um mantenedor das tradições musicais sertanejas da Bahia, como do samba sertanejo, do coco e outros ritmos típicos que sua ascendência africana fizeram desde cedo conviver.[1
“Sou uma respeitador das religões. Eu filosofei em cima dos orixás. É importante contribuir para que haja fortalecimento da matriz africana”
Mas não é só o candomblé que está no campo de visão do artista baiano. Bule-Bule já escreveu outros livros com viés religioso como “Irmã Dulce da Bahia: Santa Mãe de Todos Nós”. Outra publicação foi “Adeus a Mãe Menininha – a nossa Ialorixá Maria Escolástica da Conceição Nazareth”.
A escolha do tema que deu origem ao livro lançado nesta quarta ocorreu após perceber que, mesmo diante de tantos anos de existência do cordel no Brasil, a religião de matriz africana pouco foi utilizada como fonte para esse tipo de literatura. Além disso, a obra é uma forma de luta contra a intolerância religiosa.
“Quando um trabalho deste chega, mesmo que não tenha 100% de aceitação na Bahia, ele já chegou para cumprir o seu papel na sociedade”