Arte e Solidariedade: A dupla paixão de Margarita Rosa Gómez Vélez

Uma estrela na cena artística colombiana, Margarita Rosa Gómez Vélez nasceu em 1953 na vibrante Bogotá. Há 40 anos que faz de Neiva a sua casa, mantendo viva a paixão pela arte que se acendeu na sua infância e que a levou à Universidade de Tolima para obter o grau de Mestre em Pintura.
Sua sede de conhecimento não foi satisfeita com sua formação inicial. Margarita continuou seus estudos na Universidad del Rosario, especializando-se em gestão e gestão cultural, foco que ampliou sua compreensão da arte em todas as suas dimensões.
A essência de Gómez Vélez reside na sua abordagem ao retrato feminino expressionista. Através de seu pincel, ela capta com maestria a força, o erotismo, a delicadeza e a essência da mulher, narrando suas vivências e emoções de forma íntima e poderosa.
Sua arte é uma dança de nuances de cores e tons pastéis, que proporcionam uma suavidade e delicadeza que estimulam a reflexão. Essas cores não são meros matizes; São a linguagem com a qual Gómez Vélez tece suas histórias visuais.
Seu domínio de várias técnicas de pintura é notável, mas as aquarelas ocupam um lugar especial em seu coração. Esta predileção foi reconhecida e premiada por diversas vezes, destacando-se a sua excecional habilidade neste meio.
Os elementos da natureza – borboletas, libélulas e flores – são constantes em sua obra. Esses símbolos são representações de feminilidade e transformação, delicadeza e liberdade, unindo a mulher à beleza e força da natureza.
Seu compromisso com a sociedade vai além da arte. Como membro honorário do coletivo “Arte sem Fronteiras pela Paz”, colabora em iniciativas sociais e contribui para a distribuição de ajuda alimentar às pessoas mais necessitadas no meio da crise económica provocada pela pandemia de Covid-19.
O trabalho de Gómez Vélez ultrapassou fronteiras, expondo em países como Brasil, Peru, Espanha, México, Portugal e Estados Unidos. Sua aclamada obra “A la eternidad” foi selecionada para a I Bienal Internacional de Arte FMGC no México em 2023, mais uma conquista em sua brilhante carreira.
Hoje, Margarita vive em Neiva, onde continua a partilhar o seu amor pela arte, dando aulas em várias universidades e no seu atelier “Las Margaritas”.
Mais do que uma pintora, Margarita Rosa Gómez Vélez é uma visionária, cuja obra é o reflexo da sua visão do mundo. Uma dança de cores e formas onde feminilidade, transformação e liberdade se entrelaçam, sua arte inspirará futuras gerações de artistas e amantes da arte. Sua influência, assim como seu trabalho, perdurará com o tempo.
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários