Balaio da Maestra realiza cortejo musical com oferendas coletivas para Iemanjá neste domingo (1º)

 

No último domingo, 1º de fevereiro, a partir das 23h, aconteceu o Balaio da Maestra, ação cultural que integrou o tradicional Cortejo de Iemanjá e promoveu um encontro potente entre música, espiritualidade, diversidade e tradição popular nas ruas da cidade.

Idealizado pela maestra, compositora, arranjadora e multi-instrumentista Paola Dalva Kaká, o Balaio da Maestra realizou um cortejo musical com saída da Casa da Felicidade em direção à Casa de Iemanjá, reunindo o público ao som de ritmos afro-brasileiros, canto, percussão e instrumentos de sopro, em uma celebração coletiva marcada pela fé e pela ancestralidade.

O ponto central da ação foi o balaio de oferendas coletivas, conduzido por La Poderosa, travesti que performa a figura da baiana, trazendo à cena elementos de representatividade, inclusão e resistência. No balaio, flores, cartas e intenções preparadas de forma coletiva foram ofertadas a Iemanjá como gesto simbólico de fé compartilhada, respeito às tradições e celebração da diversidade.

Aberto ao público, o Balaio da Maestra se afirmou como um gesto artístico-ritual, valorizando artistas locais, fortalecendo a presença feminina na regência musical e reafirmando a rua como espaço vivo de manifestação cultural, encontro e pertencimento.

A ação contou com o patrocínio da APLB e do Sindicato dos Comerciários da Bahia, reforçando o apoio institucional à cultura popular e às manifestações tradicionais que mantêm viva a identidade cultural da cidade.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 4544 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários