Campanha Carnaval sem Fome recebe chancela da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

Carnaval sem Fome, FAO e a Luta Contra a Fome: Uma Aliança Estratégica*

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, responsável pela histórica campanha *Natal sem Fome na Bahia, anuncia a 15ª edição da *Campanha Carnaval sem Fome 2025 com um marco decisivo: o reconhecimento oficial, como modelo no enfrentamento à fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A chancela internacional transforma a iniciativa em uma ação alinhada às metas globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando seu papel como política pública comunitária.

Carnaval sem Fome, FAO e a Luta Contra a Fome: Uma Aliança Estratégica
Pela primeira vez na história do Carnaval baiano, uma campanha de segurança alimentar recebe o selo da FAO. A parceria simboliza não apenas validação técnica, mas um compromisso compartilhado com soluções sustentáveis para a erradicação da fome – problema que atinge 33 milhões de brasileiros, segundo o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar (2022).

“A chancela da FAO nos inspira a ampliar o impacto social do Carnaval sem Fome. Esta não é apenas uma campanha de doações, mas um movimento que integra cultura popular, engajamento comunitário e cooperação internacional”, afirma [Raimundo Bandeira, Coordenador da Ação da Cidadania na Bahia].

Postos de Arrecadação
Nesta edição, contamos com a parceria da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e da ASA, que, após o sucesso no Natal sem Fome, se unem mais uma vez a Ação da CIdadania, apoiando a campanha, para assegurar uma refeição digna a milhares de famílias em situação de extrema pobreza.
As 102 paróquias da Arquidiocese, que abrangem cerca de 730 igrejas em cinco municípios, atuarão como pontos de coleta de alimentos não perecíveis. As arrecadações serão destinadas diretamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social das comunidades locais.
Todas 730 Igrejas de Salvador e cinnco municípios
Mosteiro de São Bento,
Igreja da Graça

A parceria com as Igrejas facilitam as doações, garantindo um ponto de coleta próximo para cada cidadão que desejar contribuir.

UNEB (Universidade do Estado da Bahia – Cabula)

TV Pelô.

Centro Espírita Deus Luz e Verdade – R. Laura Costa, 198 – Vila Laura, Salvador

A campanha segue até 10 de março de 2025, quando os alimentos começarão a ser distribuídos às famílias necessitadas.
Quem preferir, pode contribuir por meio de doações via PIX:
E-mail: [email protected]

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2998 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários