Campanha do Martagão ajudará hospital a realizar mais transplantes de medula óssea

O Martagão Gesteira é um dos beneficiados pela campanha nacional do McDia Feliz. Na Bahia, especificamente nos restaurantes de Salvador e Região Metropolitana, todo o recurso arrecadado com a venda do Big Mac será revertido para o hospital poder realizar ainda mais transplantes de medula óssea.

O hospital é o único a realizar este tipo de procedimento em pacientes de todo o estado na faixa pediátrica, por meio do SUS. “O transplante de medula óssea é um procedimento crucial na luta contra diversas doenças hematológicas, como leucemias, linfomas e mielomas. Este tipo de transplante, no qual as células-tronco do próprio paciente são utilizadas para a regeneração da medula, tem sido uma das principais estratégias para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças oncológicas”, destaca o diretor médico do Martagão, o pediatra Ian Simões.

Cada TMO custa, em média, R$ 100 mil. O SUS repassa R$ 33 mil. Os R$ 67 mil restantes por meio do McDia e de outras doações. “Este procedimento permite que os pacientes passem por tratamentos agressivos, como altas doses de quimioterapia, seguidos pela reinfusão de suas próprias células-tronco. Isso possibilita a recuperação da medula óssea e do sistema imunológico, minimizando o risco de complicações graves associadas ao transplante”, acrescenta.

Antes do Martagão disponibilizar o programa de TMO, as crianças baianas e suas famílias precisavam se deslocar para centros transplantadores no Sudeste e Sul. “Hoje, graças a ação do hospital, estas crianças podem ser tratadas no seu estado, reduzindo a dor e o sofrimento impostos pela distância de seu lar e de suas famílias”, destaca o pediatra.

*Como ajudar* – Para participar do McDia Feliz e ajudar o Martagão, os baianos podem comprar o Big Mac (só vale para este sanduíche) no Dia D (24 de agosto), em qualquer restaurante da rede McDonald’s. Para quem já comprou o tíquete antecipado, basta trocá-lo pelo sanduíche no dia.

A cantora Ivete Sangalo é a madrinha nacional da campanha McDia Feliz. Já a influenciadora Lore Improta é a madrinha da campanha em prol do Martagão.

*Apoio* – Na edição de 2024 do McDia Feliz, uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac vendido (R$ 1 de cada sanduíche) será destinada para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dourados que é administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuem com a recuperação do Rio Grande do Sul.

0 0 votos
Avaliação do artigo
About Luzia Moraes 2516 Articles
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários