Carolina Cunha comemora lançamento de Oxóssi na Flipelô 

Presente em Salvador durante a programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho para o lançamento de Oxóssi, quinto livro da coleção Histórias do Okú LáiLái, dedicada à mitologia Yorubá, a autora, ilustradora e pesquisadora Carolina Cunha retorna à São Paulo comemorando os encontros, conexões e repercussões do público com a sua obra.

Nas redes sociais, a escritora agradeceu: “Quentura no coração. Oxóssi juntando gente muito querida na última quinta-feira, 10 de agosto, na Flipelô. O lançamento foi tão lindo e incrível. Recebi abraços afetuosos dos estudantes baianos, dos amigos de rocha, irmãs e irmãos de axé, Mãe Dadá presente, representando o Ilê Axé Opo Aganju, Iraildes representando o Ilê Axé Opô Afonjá Bahia, e tanta gente querida. Quanta coisa especial rolou nesse lançamento no Pelourinho. Okê Arô Odé! Que sorte a minha de estar cercada por gente tão bela e intrépida e ainda conhecer a maravilhosa Negra Jhô. A Flipelô não sai mais de mim. Salvador é mesmo uma festa. Obrigada, Flipelô, obrigada Salvador”.

Após o lançamento de Oxóssi na manhã da quinta-feira, os dias seguintes foram de muitos encontros, surpresas e articulações. No sábado, a autora e ilustradora esteve na Casa do Benin, prestigiando Mãe Cici de Oxalá, e contou emocionada dos testemunhos “carregados de emoção nas homenagens ali realizadas a mãe Carmem do Gantois e a mãe Stella de Oxóssi, por alguns filhos destas duas grandes Iyás”. E completou refletindo: “Penso nos muitos caminhos que elas abriram e abrem para um número incontável de gentes. O coletivo é isto: uma grande potência. Sabemos que a estrada é longa e que vamos mais longe se formos juntos.”

Com histórias surpreendentes e belas, o quinto livro da coleção Histórias do Okú LáiLái, dedicada à mitologia Yorubá, apresenta Oxóssi, um dos orixás mais celebrados do Brasil, em rico diálogo entre texto e imagens, acrescido de um apêndice de contextualização de Oxóssi na África, Cuba e outras regiões das Antilhas e Brasil. Com a presença de Carolina, e contação de histórias, o livro foi lançado no dia 10 na programação da Flipelô, na Praça das Artes (Espaço Infantil Mabel Veloso). A escritora é também autora de Aguemon, ABC afro-brasileiro, Mestre gato e comadre onça, Yemanjá, Eleguá, Awani e Ogum Igbo Igbo.

Sobre a Coleção Histórias do Okú LáiLái

Na África, os deuses cultuados pelos povos Yorubá e Fon, são chamados orixás e voduns. Alguns vieram do céu, outros foram homens que viveram na Terra muito antigamente e se tornaram imortais, devido a suas qualidades sublimes. A memória desses antepassados entes primordiais e heróis divinizados é preservada com admirável fidelidade por seus descendentes até hoje. Para eles, a família é a maior de todas as riquezas. Histórias do Okú LáiLái, este repertório de narrativas exemplares da tradição legendária, está atado ao sistema milenar de mitos (itáns) do Ifá e evidencia a forte relação entre a cultura e a religião desses povos. Recomendadas para leitores de todas as idades interessados em mitologia, estas lendas retratam conceitos originais e revelam um jeito muito encantador de entender o mundo. No quinto livro da coleção dedicada à mitologia Yorubá, a autora, ilustradora e pesquisadora da cultura afro-brasileira Carolina Cunha apresenta Oxóssi, um dos mais celebrados orixás do Brasil.

Conheça mais sobre a autora: https://carolinacunhartestudio.tumblr.com/

No Instagram: @carolinacunhac

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2591 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários