A retomada dos eventos presenciais do bloco Alvorada foi marcada por muita animação e fomento ao empreendedorismo embalados com o samba tradicional, no Largo Tereza Batista, ontem. O evento gratuito Exposição de Matriz Africana inicia o ciclo de comemorações dos 48 anos da agremiação pioneira do gênero no Carnaval de Salvador.
A programação apresentada pelo ator Jorge Whashington foi aberta com DJ Branco e contou ainda com shows dos grupos Movimento e Bambeia, com participações de Valdélio França e Marco Poca Olho. O evento é realizado pelo Instituto Alvorada e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
Os associados e amantes do genuíno samba estavam ansiosos pelo retorno de eventos promovidos pelo bloco. “Muito bom poder curtir um evento do Alvorada, rever os amigos, comer um caruru gostoso e poder dançar muito”, disse Valeska Trindade. Já Marcelo Igor já espera pelo desfile em 2023. “A festa já é maravilhosa e, de graça, ficou melhor ainda. Hoje começo minha contagem regressiva para carnaval”.
Público e organizadores aprovaram a primeira de uma série de festas que o Alvorada vai realizar até a tão espera Sexta-feira de Carnaval. “Para comemorar a retomada das nossas atividades presenciais para nosso associado fizemos uma festa de graça para matar a saudade do povo e a nossa também. Foi do jeito que a gente gosta e sabe fazer”, disse o presidente do Alvorada, Vadinho França.
O compromisso de fortalecer os pilares da cultura negra baiana a partir da gastronomia, música, dança e economia criativa foi garantido com a realização de mais uma feira de empreendedores. “Me sinto contente com a volta dos nossos encontros dos empreendedores e das festas que dão oportunidade de melhorar nossas vendas”, disse a comerciante Tânia Fialho. O acesso ao evento ocorreu com a exigência de apresentação do Certificado Covid – ConectSUS e documento de identificação com foto e respeitou o limite de ocupação do espaço.