O dia 26 de março amanheceu com muita chuva nas terras do Litoral. Parecia que o tão aguardado Pedal não iria acontecer. Mas mesmo diante do “ mal “ tempo.. inúmeros ciclistas, puxados pelo grupo“Zen”, resolveram realizar com muita animação e entusiasmo a Trilha Tupinambá.
Desta maneira, este turismo de bicicleta desbravou a terra encantada dos nossos ancestrais. Entre dunas, coqueirais, pastagens, brejos, lagos, rios e manguezais , os ciclistas foram conhecendo a história, a cultura e a natureza de uma das praias mais inusitadas e místicas do Litoral Norte da Bahia: Massarandupió.E o melhor foi que esta aventura culminou na Feira da Mata do EcoParque onde os ciclo viajantes dançaram o Tore indígena, saborearam as comidas típicas da terra e realizaram um trilha na mata (en)cantada. Foi uma mistura de aventura e autoconhecimento com muita integração com a natureza e apreciação da cultura.
Neste (Ciclo) Turismo Comunitário o conhecimento é colocado em movimento e de forma geopoética, o ciclista regenera sua alma, redescobre a beleza do mundo e cria relações afetivas com o território, este compreendido como um local não apenas físico, mas provido de memória, vida, sentimento e história.
Dessa maneira, o Pedal Zen, por meio do Cicloturismo de Base Comunitária, honra cada vez mais sua missão: promover qualidade de vida por meio do ciclismo, contribuindo com a preservação da natureza e valorização do patrimônio cultural das comunidades tradicionais.
Tássio S. Cardoso Doutor em Educação (UNEB), fundador do Pedal Zen e idealizador da noção de (Ciclo) Turismo de Base Comunitária.