(Ciclo) Turismo em Massarandupió: Um pedal cultural numa trilha ancestral

 

O dia 26 de março amanheceu com muita chuva nas terras do Litoral. Parecia que o tão aguardado Pedal não iria acontecer. Mas mesmo diante do “ mal “ tempo.. inúmeros ciclistas, puxados pelo grupo“Zen”, resolveram realizar com muita animação e entusiasmo a Trilha Tupinambá.

Desta maneira, este turismo de bicicleta desbravou a terra encantada dos nossos ancestrais. Entre dunas, coqueirais, pastagens, brejos, lagos, rios e manguezais , os ciclistas foram conhecendo a história, a cultura e a natureza de uma das praias mais inusitadas e místicas do Litoral Norte da Bahia: Massarandupió.E o melhor foi que esta aventura culminou na Feira da Mata do EcoParque onde os ciclo viajantes dançaram o Tore indígena, saborearam as comidas típicas da terra e realizaram um trilha na mata (en)cantada. Foi uma mistura de aventura e autoconhecimento com muita integração com a natureza e apreciação da cultura.

Neste (Ciclo) Turismo Comunitário o conhecimento é colocado em movimento e de forma geopoética, o ciclista regenera sua alma, redescobre a beleza do mundo e cria relações afetivas com o território, este compreendido como um local não apenas físico, mas provido de memória, vida, sentimento e história.
Dessa maneira, o Pedal Zen, por meio do Cicloturismo de Base Comunitária, honra cada vez mais sua missão: promover qualidade de vida por meio do ciclismo, contribuindo com a preservação da natureza e valorização do patrimônio cultural das comunidades tradicionais.

Tássio S. Cardoso Doutor em Educação (UNEB), fundador do Pedal Zen e idealizador da noção de (Ciclo) Turismo de Base Comunitária.

5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2703 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários