Sob o comando de Cesar Filho, o debate do SBT, em parceria com o portal Terra e a rádio Nova Brasil, rendeu mais propostas e menos confusão. Realizado nesta sexta-feira (20), o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo foi exibido ao vivo, das 11h15 às 13h, em três blocos, com a presença dos candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
Se antes houve discussões entre os postulantes ao cargo e até agressões físicas, o que se viu nos estúdios do SBT foi um maior foco em propostas. Na abertura, Cesar Filho explicou que não seriam toleradas agressões físicas e verbais, bem como palavras de baixo calão e acusações desrespeitosas. “Se faz necessário lembrar que este é um espaço para o exercício da democracia. Voltado para uma discussão civilizada, tendo como prioridade a população da cidade de São Paulo, e propostas que viabilizem o desenvolvimento de todos os setores da sociedade, que sofre bastante. Caso a continuidade do debate, de forma civilizada, se torne inviável, o SBT e os demais organizadores, SBT News, Terra e Rádio Nova Brasil, em respeito aos seus telespectadores e ouvintes, poderão tomar a decisão de interromper a sua transmissão e de forma definitiva. Eu espero que isso não aconteça”, afirmou o apresentador.
Ressaltando o compromisso do SBT com seu público, Cesar finalizou: “O SBT tem orgulho da sua história. Uma história de respeito à família brasileira, e nós não abrimos mão, em hipótese nenhuma, desse compromisso com o nosso público”. O nome do fundador da emissora também foi citado por alguns candidatos, deixando clara a importância que Silvio Santos seguirá tendo na história da comunicação.
O debate trouxe perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados no primeiro bloco, dentre os quais a crise climática e saúde pública. O segundo bloco trouxe uma rodada de perguntas dos jornalistas participantes, sem repetição de candidatos para responder, com temas como Guarda Civil Municipal, população de rua em São Paulo, cracolândia e qualidade do ar. No terceiro bloco, uma nova rodada de perguntas entre candidatos com temas diversos sorteados trouxe questões como a saúde mental, zeladoria, educação, questão ambiental, entre outros. Na sequência, foram feitas as considerações finais.
Confira todos os detalhes no site: https://sbtnews.sbt.com.br/ e a íntegra do debate em: https://www.youtube.com/watch?v=YIa-CWJHkoM