Dia Mundial de Combate à Aids, é comemorado no 1º de dezembro, apóie esta causa!

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado no 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
Na Bahia existe a respeitada IBMC – Instituição Beneficente Conceição Macêdo, que começa com a chegada do vírus em meados dos anos 80, quando a sua fundadora, a aposentada Maria Conceição Macedo dos Santos, de 77 anos, trabalhava como técnica de enfermagem no hospital Roberto Santos e compreendeu que os dilemas dos pacientes não estavam só ligados à saúde, mas também a questões sociais.
Conceição conta que ficou comovida com um paciente abandonado pela família no hospital e alugou um quarto para acomodá-lo. A partir dali, outras pessoas passaram a buscar ajuda.
O movimento criado por Dona Conça, como é carinhosamente chamada, ganhou corpo e voluntários até a fundação da entidade que leva o seu nome, em 1989.
Segundo o balanço o Ministério da Saúde apresentado em dezembro do ano passado, o Brasil registrou um total de 41.919 novos casos de infectados pelo HIV em 2019, número 7% menor que as 45.078 novas infecções do ano anterior. Também em 2019, Salvador registrou 1.530 novos casos de HIV, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Em 2011, personalidades foram convidadas pelo designer Marcelo Mendonça e foram clicadas para o calendário Abraçando a Vida – Crianças com Aids, que visava arrecadar fundos para a IBCM que cuida de crianças com HIV em Salvador. A produtora cultural, escritora e ativista humanitária Luzia Moraes foi uma das fotografadas, abraçando a causa.
Maiores informações no Instagram @crecheibcm, ou pelo telefone 71 3450-9759.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 561 Artigos
DIRETORA DE ARTE E CULTURA DO SITE CAFÉ COM SHAH e Produtora cultural, ativista socioambiental, escritora
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments