DIVERSÃO E LITERATURA INFANTIL TOMAM CONTA DO FESTIVAL DE FORRÓ DE SERRA PRETA

 

No coração do Festival de Forró de Serra Preta, a energia da garotada ganha destaque, com o Professor Cristóvão Cerqueira, carinhosamente conhecido como Zé Livrório. Com mais de 40 anos de trajetória, ele desbrava os recantos da Bahia a bordo de sua kombi encantada, oferecendo uma explosão de arte para os pequeninos por meio de contos, música e poesia. Fundamentado na aprendizagem infantil e no estímulo à leitura, o projeto apresenta um espetáculo que transcende as palavras.

Nascida em meio ao desafiador cenário da pandemia, A Kombi do Zé Livrório surgiu durante um diálogo entre Cristóvão  e o coordenador de sua escola. Diante da necessidade urgente de inovação e de levar a leitura até as crianças sem que precisassem sair de casa, a solução criativa foi a Kombi literária. Um espaço com prateleiras de livros e uma atmosfera alegre, convida a garotada a se perder nos encantos do universo lúdico.

A Kombi do Zé Livrório desempenha o papel de uma biblioteca itinerante e palco móvel para as suas apresentações. Como ardente defensor e propagador das riquezas do Nordeste, ela tem a missão de aproximar as crianças de suas raízes, promovendo a valorização das referências regionais. Com um repertório que abraça os principais ritmos da cultura nordestina, como forró, samba de roda e marchinhas de carnaval, Zé Livrório destaca-se com músicas como “Dona Mariana” e “A Kombi do Zé”. Além disso, utiliza sua arte para promover a conscientização social, com canções como “Não Jogue Lixo no Chão”, e oferece uma experiência musical que também inclui cantigas de roda do folclore popular brasileiro. Para os adultos, Zé Livrório não deixa a desejar, apresentando um vibrante show que é puro deleite para os fãs do forró.

Cristóvão Cerqueira, destaca a importância da integração entre literatura e música no desenvolvimento educacional, acreditando na capacidade de transformar a sociedade por meio da educação:  “Educar, educar e educar até o mais resistente dos corações compreender que, em vez de armas, necessitamos de violinos e pincéis.”- declara.

No Festival de Forró de Serra Preta, Zé Livrório promete encantar, ensinar e deixar um rastro de alegria e sabedoria por onde passar. Um verdadeiro presente para a criançada!

Credenciamento da Imprensa através do e-mail: [email protected]

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2616 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários