EMBAIXADA ENCONTRO DOS POVOS REVERENCIA CONCITA BRAGA DO BOI DE NINA RODRIGUES

 

A força da mulher e a resistência cultural é a definição para o dia 28 de março, que celebra mais um ano do Boi de Nina Rodrigues, que é consagrado na nossa cultura popular brasileira.

A Embaixada Encontro dos Povos tem esse objetivo de contar as histórias de superação e conscientização através da cultura, que é essa potência com tamanha abertura de tocar a massa popular.

Com o objetivo de preservar a identidade cultural, Concita Braga se envolve em uma pesquisa dentro das comunidades para saber qual a manifestação artística mais se identificava.

Não deu outra, pois veio a confirmação de que o Bumba-Meu-Boi estava muito presente. Logo nasceu o Boi de Nina Rodrigues no município de Nina Rodrigues, da Vila da Manga, distante de São Luís 180 km, situado entre as margens dos rios Preto, Munim e Iguará.

A cidade está intimamente ligada à história do Maranhão, pois foi em suas terras que, no dia 13 de dezembro de 1838, iniciou-se um dos maiores movimentos revolucionários da época, a Guerra da Balaiada, episodio que está presente em inúmeras manifestações culturais e artísticas do povo do município.

“Ver uma mulher resistindo e lutando por um pavilhão é muito importante para a nova geração. Como mulher vejo muito da Concita Braga em cada uma de nós que idealizamos projetos e passamos por tanto preconceito. Eu espero que um dia possamos ver muitas mulheres no comando, porque um país sem a cultura não chegará em lugar algum”, disse Juma, idealizadora da Embaixada Encontro dos Povos.


Foto/ Reprodução Instagram
Embaixada Encontro dos Povos (11) 97849-4816

5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2699 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários