A força da mulher e a resistência cultural é a definição para o dia 28 de março, que celebra mais um ano do Boi de Nina Rodrigues, que é consagrado na nossa cultura popular brasileira.
A Embaixada Encontro dos Povos tem esse objetivo de contar as histórias de superação e conscientização através da cultura, que é essa potência com tamanha abertura de tocar a massa popular.
Com o objetivo de preservar a identidade cultural, Concita Braga se envolve em uma pesquisa dentro das comunidades para saber qual a manifestação artística mais se identificava.
Não deu outra, pois veio a confirmação de que o Bumba-Meu-Boi estava muito presente. Logo nasceu o Boi de Nina Rodrigues no município de Nina Rodrigues, da Vila da Manga, distante de São Luís 180 km, situado entre as margens dos rios Preto, Munim e Iguará.
A cidade está intimamente ligada à história do Maranhão, pois foi em suas terras que, no dia 13 de dezembro de 1838, iniciou-se um dos maiores movimentos revolucionários da época, a Guerra da Balaiada, episodio que está presente em inúmeras manifestações culturais e artísticas do povo do município.
“Ver uma mulher resistindo e lutando por um pavilhão é muito importante para a nova geração. Como mulher vejo muito da Concita Braga em cada uma de nós que idealizamos projetos e passamos por tanto preconceito. Eu espero que um dia possamos ver muitas mulheres no comando, porque um país sem a cultura não chegará em lugar algum”, disse Juma, idealizadora da Embaixada Encontro dos Povos.
Foto/ Reprodução Instagram
Embaixada Encontro dos Povos (11) 97849-4816