Com a pandemia do novo coronavírus, muitos negócios se viram obrigados a encontrar formas inovadoras de driblar a crise para sobreviverem aos novos tempos. A possibilidade de migrar do espaço físico para o espaço on-line atraiu muitos empresários, que optaram também pela modernização e automatização dos serviços de contabilidade, facilitando a transmissão de dados e documentos.
Muito antes de 2019, investidores e contadores já encontravam no ambiente virtual vantagens e facilidades que a internet oferece ao garantir a qualidade dos serviços prestados às empresas que precisam lidar com documentações, obrigações legais e cálculos. Essa nova noção de como lidar com as minúcias administrativas em plataformas digitais deverá ganhar cada vez mais espaço em um mundo pós-pandemia.
“O primeiro grande impacto nas empresas que aderirem aos processos digitais é a redução dos custos operacionais. Além de diminuir custos de curto, médio e longo prazo, os empreendimentos também impactarão na praticidade e automatização dos processos operacionais. A empresa, inclusive, poderá aumentar ainda mais as suas receitas”, afirma André Luís Barbosa dos Santos, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA).
O panorama traçado por especialistas prevê um aumento da produtividade e redução de custos das empresas com a adesão de serviços de contabilidade feitos pela internet. No ambiente digital, por exemplo, o acesso facilitado e em tempo real torna possível a automatização de muitas tarefas rotineiras e repetitivas, além de uma maior eficiência dos serviços prestados pelos contadores, que ganham destaque nesse novo cenário.
“A empresa que optar pela automatização dos processos garantirá vantagem ao poder estabelecer preço nos seus produtos com o objetivo de se tornar ainda mais competitiva no mercado. Além de se destacar na produtividade e diminuir a repetição das atividades, o empreendimento se beneficiará com a integração do setor operacional, financeiro e padronização dos produtos”, reforça o vice-presidente do CRCBA.
Os negócios que encontraram novos públicos na internet puderam perceber que é possível aumentar o lucro devido aos baixos custos para montar e se manter on-line, como a internet não fecha, ele funciona 24h por dia. Enquanto que um negócio que requer espaço físico tende a ser menor por causa dos custos com estoque, logística e estrutura, e, por isso, possui uma perspectiva de lucro menor.
Em meio à crise provocada pelo vírus, muitos empreendimentos precisam lidar com diversas dificuldades que surgiram nos últimos dois anos devido a diversos fatores impulsionados pela pandemia. Empresários precisam decidir o que é imprescindível neste momento para que seu negócio continue operando no mercado. Muitos deles, inclusive, já apontam para os serviços on-line como alternativas capazes de aumentar o rendimento dos seus negócios no mercado. Assim, a empresa pode escolher o melhor custo-benefício, sem se preocupar com a necessidade de escritórios ou sistemas locais.
Sobre a adesão ao digital, André Luís dos Santos lembra que na maior parte da prestação desses serviços on-line a intervenção humana é praticamente zero, pois o cliente deverá ter uma autonomia em alimentar os dados e todo o sistema com os parâmetros estabelecidos.
Informações à imprensa: Helder Azevedo[email protected](71) 99244.8938 Biz Comunicação Integradawww.bizcomunicacao.com.br |