LIDERANÇA INDÍGENA- Geovane KRENAK EXALTA A PORTO DA PEDRA!
A Porto da Pedra é a campeã da Série Ouro de 2023 e volta à elite do samba do Rio de Janeiro.
A liderança indígena Geovani Krenak desfilou pela agremiação e o ativismo da Embaixada Encontro dos Povos celebra o título da escola, se sentindo honrada pelo convite recebido por Diego Araújo.
A Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, na cidade da Região Metropolitana do Rio, levou para a Marquês de Sapucaí o enredo: “A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne”, que foi desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e o enredista Diego Araújo.
“Gratidão a Porto da Pedra!
A energia dos povos indígenas certamente contribuiu para a conquista do carnaval. Nossa voz ecoa, emana em conjunto com aqueles que respeitam a Mãe Terra. Ererré!” declara
Geovani Tám Krenak,
Geovani Krenak é representante do povo do distrito de Resplendor/MG, ativista dos direitos humanos e do movimento indígena nacional e internacional, diretoria do Instituto Shirley Djukurnã Krenak e apoiador dos movimentos culturais da Embaixada Encontro dos Povos.
A participação das lideranças indígenas no desfile da agremiação foi coordena por Juma, idealizadora da Embaixada.
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,