Se vai ou não vai ter carnaval, é a arte dentro disso.
Minha pergunta é…porque que no Brasil, não se discute a questão do carnaval quanto a importância artística, a importância da estética da arte do prazer , da espiritualidade dos movimentos e das necessidades que as pessoas têm de liberar os seus bichos os seus hormônios e buscar essa coisa espiritual que é a alegria.
Então a arte é o papel dentro do carnaval mais importante que existe; que é música a dança e o sentimento.
A cidade em 5 dias de carnaval parece que não tem problema de discriminação racial, não tem problema de divisão de classe, as pessoas se aceitam, aceitam uma a outra e elas se misturam; e quando os homens vão discutir, não discutem a arte, não discutem o carnaval como contribuição pra vida das pessoas, sua contribuição espiritual; a arte está presente mas se discute O FINANCEIRO, se discute o PIB, se discute a hospedagem, o transporte, se discute a bebida, a alimentação. mas não se discute a arte; Então, se você tirar da avenida, a música, a dança, a magia, a alegria, não existe carnaval.
Se os artistas resolverem fazer uma greve, não existe carnaval.
O carnaval existe porque os artistas estão dispostos a contribuir com a vida do ser humano. é isso.
Nós já tivemos Ministro de cultura preocupado com isso sim, a gente não pode negar;
Gilberto Gil foi, muito preocupado, também por ser artista.
E se hoje você tira tudo isso, tira os artistas, aí não vai ter nada.
Nessa pandemia quem mais trabalhou foram os artistas depois do pessoal da área de saúde, porque os artistas seguravam as cabeças das pessoas para não enlouquecerem. Ao mesmo tempo que ajudavam as pessoas a comprar cerveja, comprar o seu cooler, a beber e se divertir dentro de casa nas lives e nas palestras com shows, e essa contribuição não se levou em conta, não se leva em conta quando senta pra discutir a festa, se discute tudo envolvido na festa mas não se discute o produto principal da festa que é a arte.
É lamentável pro nosso povo brasileiro.
LUIS BANDEIRA
Diretor Teatral. CIA.Gente de Teatroda Bahia e produtor cultural do Teatro Sesi Rio Vermelho. Projeto Arte na Empresa.