Exaltação para César Augusto Rincón
Na sala Ricardo Borrero Álvarez do Museu de Arte Neiva, em ato especial, a Ordem do Cacique Timanco foi entregue por Johann Alexander Vargas Bedoya, presidente da Assembleia Departamental de Huila, a César Augusto Rincón González por sua carreira como gestor cultural e artista visual da Colômbia.
A máxima exaltação que a DUMA entrega aos cidadãos mais destacados em diferentes cenários foi realizada por meio da Resolução nº. 121 de 15 de setembro de 2022, destacando que o gestor e fotógrafo de natureza, César Augusto Rincón González, é conhecido por promover a arte e a cultura huila dentro e fora do território nacional há mais de 20 anos, e trabalhar por seu trabalho sob o eixo central de paz e inclusão por meio de temas como arte, cuidado com o meio ambiente e trabalho social.
Que, há duas décadas, tem tornado visível o trabalho artístico e cultural internacional de grupos e indivíduos, especialmente crianças sobre temas comuns com o propósito de promover uma crítica e reflexão saudável no espectador. Durante seu trabalho como gestor de cultura e paz, apoiou e/ou realizou cerca de 200 atividades culturais com alianças de organizações do setor público e privado em vários países.
Como artista, aventurou-se na pintura e na fotografia. A sua pintura é figurativa e minimalista, e tem apostado na fotografia de natureza com a qual tem ganho prémios e reconhecimentos, focando-se em aves e insetos, temas com os quais pretende transmitir uma mensagem sobre a importância e fragilidade dos ecossistemas como a incidência da poluição , ecocídios e outros problemas que ameaçam o planeta.
Por isso, seu trabalho tem sido focado em diversas frentes promovendo expressões artísticas como meio de educação infantil. Com base no trabalho realizado com o Artes sem Fronteiras pela Paz, em associação com outras entidades como a Associação Ornitológica de Huila -Asorhui, a Prefeitura de Neiva, a Universidade Surcolombiana, fundações culturais e ambientais, entre outras, e realizou campanhas educativas, oficinas e outras atividades voltadas para crianças com o objetivo de promover a arte, o folclore, a solidariedade, a paz e o respeito à natureza.
A cerimónia decorreu na exposição “Pela paz e o ambiente” no museu de arte contemporânea da Huíla, com a presença de Nelcy Tovar Trujillo, secretário da Cultura e Turismo da Huíla, Hugo Fernando Cabrera em representação do governo, Enrique Díaz Escandón, director do Fundo Misto de Cultura de Huila, Miguel Darío Polania, diretor da biblioteca departamental Olegario Rivera, Martha Helena Polania e Guillermo González Otalora, funcionários da secretaria de cultura, entre outras personalidades.
Que Rincón González tem promovido as obras de inúmeros artistas plásticos através de intercâmbios culturais, exposições e eventos culturais internacionais em países como Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Chile, Venezuela, Portugal, Espanha, dando a conhecer não só as obras de artistas mas promovendo a paz, a união das nações e o cuidado com o meio ambiente.
Luzia Moraes é produtora cultural e ativista ambiental