Francisco Arroyo Novo Delegado da Associação Espanhola de Pintores e Escultores

Esta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, esta nomeação foi concedida por unanimidade em reunião do Conselho de Administração realizada na sede da AEPE, em Madrid

A AEPE, Associação Espanhola de Pintores e Escultores, destaca assim o trabalho artístico e cultural do criador plástico e crítico de arte internacional de Córdoba, a quem nomeia Delegado em Córdoba, na esteira de Enrique Romero de Torres (Irmão de Julio Romero de Torres) que foi o primeiro delegado da referida instituição na cidade califal.

O primeiro projeto que Arroyo vai desenvolver como tal é uma biblioteca documental de artistas plásticos e visuais com o apoio da BSN Producciones, como referência substancial e verificação do seu trabalho, sendo o seu trabalho ao mesmo tempo promover e garantir os projetos da referida instituição, destacando objetivos tão relevantes como a promoção dos autores e do seu património artístico.

A AEPE realiza projetos ou eventos anuais notáveis ​​como o Prêmio Reina Sofía de Pintura e Escultura, o Salão de Outono ou o Salão de Primavera, que se apresenta no Museu Municipal de Valdepeñas (Ciudad Real).
Criada por iniciativa de Eduardo Chicharro, com o apoio do escultor Miguel Blay e do pintor Cecilio Pla, a Ata de Fundação da referida instituição inclui nomes tão importantes do cenário artístico espanhol como, entre outros, Joaquin Sorolla, Ricardo Baroja, José Pinazo, Jose Mª Lopez Mezquita, José Moreno Carbonero, Antonio Muñoz Degrain, Aureliano de Beruete e Joaquin Zuloaga entre muitos outros.

Francisco Arroyo tem uma extensa carreira como artista multidisciplinar com quase duzentas exposições individuais e colectivas, trabalho em mais de quarenta museus e instituições numa dezena de países, numerosos livros publicados sobre arte ou poesia, enquanto, entre outros, dirige a revista Espacio Cultura e preside a Associação Andaluza para a Promoção da Cultura cREA.

A ata da sessão diz literalmente:

“A crescente colaboração entre o artista visual e escritor e a entidade centenária tem-se materializado com a criação de diferentes publicações em que a instituição aparece, bem como em futuros projetos de interesse mútuo, que representam um importante contributo que deve ser reconhecido de alguma forma.
A trajetória profissional e pessoal do sócio garante o trabalho realizado até o momento. Ao seu redor reúne uma importante colônia de artistas não só na cidade de Córdoba, onde reside, mas em toda a Andaluzia.
O seu interesse criativo leva-o também a interagir com o mundo da cultura, constituindo um importante trunfo que a Associação Espanhola de Pintores e Escultores quer reconhecer através da sua nomeação como Delegado da AEPE em Córdoba…etc

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 3138 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários