O evento, organizado pelo cantor Diumbanda, no bairro das Sete Portas; este ano volta com uma grande festa
O cantor e compositor Diumbanda, que atualmente retornou com a banda Companhia do Pagode, ao lado de sua partner Sara Verônica, realiza no proximo dia 27 de setembro (terça-feira), a partir das 18h, mais uma edição do Galo de Diumbanda, no bairro das Sete portas; carinhosamente chamado de “Pela City”.
O que começou como uma reunião de amigos, transformou-se num grande evento, que passou a envolver toda a comunidade, mobilizando também, o comércio informal com vendas de quitutes e bebidas, geralmente renda para a população.
Depois de um tempo, devido à quantidade de pessoas, o evento que ocorria na rua passou a ser realizado num local fechado, a fim de garantir a segurança de todos.
Na festa de comemoração dos 19 anos do Galo de Diumbanda, a comida servida será o caruru de Cosme e Damião. Neste ano, como são esperadas 3 mil pessoas, será feito um caruru com 30 mil quiabos.
Muitos artistas e amigos estarão presentes como convidadas pra dar uma palhinha. E para a edição deste ano, foi escalado um time da pesada como: Pagode da Choca, Patrulha do Samba, Nivaldo Marques, Samba Trator, Fora da Mídia, Lá Fúria, Alice Morais, Beat Bom, Um Lance Só, Jota Zô, Jean Pierry, Jorginho Comancheiro e Firmino Neto.
Este ano, teremos uma grande novidade, a entrada será com a contribuição de 1kg de alimento não perecível (exceto sal); que posteriormente será doados para o NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer Infantil).
Ação Social
O Galo de Diumbanda adquiriu um corpo de projeto social, sendo que existe uma geração de renda para a comunidade do local, pois as pessoas que trabalham no evento (seguranças, cozinheiras, atendentes e catadores de latinha), são moradores da região.
Além da movimentação financeira da comunidade, existe a preparação profissional do adolescente para que tenha uma profissão:
“Temos uma oficina com cursos de mecânica, chaparia, pintura, eletricista, para dá oportunidade ao adolescente para aprender um ofício. Temos duas auto escolas parceiras, onde compramos o laudo para a garotada que completa 18 anos, ter mais oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho e construir um futuro melhor.”, explica o artista.
História
Quando Diumbanda era criança, seus pais realizavam o caruru, no Mercado das Sete Portas. Com o passar do tempo, ele assumiu a responsabilidade, junto com sua irmã Inês, seu braço direito, e sua família. E em 2004, veio a oportunidade de levar para o Pela Porco, onde houve a revitalização da região, com o apoio de alguns amigos, parceiros e autoridades.
” Não temos mais ocorrência desde que o projeto social foi implantado num lugar onde antes morriam dois ou três, por dia”, pontua Diumbanda.
O artista vai aproveitar este momento de confraternização para registrar imagens para o audiovisual que está gravando. Este ano, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e a Saltur.
Luzia Moraes