
Um total de 1.455 profissionais, sendo 946 policiais militares, 290 bombeiros militares, 179 policiais civis e 40 agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Esse é o efetivo da força de segurança que atuará durante os três dias do Festival de Arembepe 2025, por meio de parceria entre a Prefeitura de Camaçari e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
O trabalho de segurança contará com serviço de videomonitoramento, através de 18 câmeras inteligentes que integrarão o sistema de reconhecimento facial, e duas para reconhecimento de placas veiculares.
Dispostas em locais estratégicos, as câmeras inteligentes vão monitorar os circuitos principais, os acessos e o entorno da festa, retransmitindo imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado. O trabalho de segurança do evento vai dispor, ainda, de uma plataforma elevada de observação.
A estrutura tecnológica planejada pela SSP-BA é integrada por equipamentos que permitirão o acompanhamento de situações com ainda mais agilidade e eficiência por parte das forças policiais, colaborando na ação preventiva de policiamento.
O tradicional evento acontece de 29 a 31 de março. Os profissionais que compõem a força de segurança se revezarão em equipes desde as primeiras horas do sábado (29), dando suporte à realização do cortejo religioso da lavagem de Arembepe, procissão que homenageia São Francisco de Assis, santo padroeiro católico da comunidade.
Após a lavagem, marco do início do Festival de Arembepe, o evento prossegue com desfile de blocos de rua, com apresentações de artistas locais, regionais e nacionais no Palco da Diversidade, localizado na Praça Tia Deja (antiga dos Coqueiros), e no Palco Katita, localizado na Arena Principal do evento. A festa, que encerra o ciclo de lavagens e festas populares de Camaçari, vai até a noite de segunda-feira (31), com o prestigiado Baile dos Coroas.
Realizado pela administração municipal, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, o Festival de Arembepe conta com apoio das demais secretarias e instituições municipais.
Foto: Juliano Sarraf
—