Jorge Franklin Pereira faz lançamento duplo, no projeto “Quintas Culturais, no Rio Vermelho

No dia 4 de dezembro, o restaurante Jubiabar, situado na Rua Conselheiro Pedro Luíz, 79, no bairro do Rio Vermelho, será palco de uma noite que celebra a arte em sua multiplicidade. A partir das 19h30, o escritor, compositor e cantor Jorge Franklin Pereira faz um lançamento duplo que consolida sua trajetória como artista: o livro “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” em segunda edição, revista e ampliada, e o CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)”.

A noite promete ser um encontro entre poesia, música e a força das colaborações artísticas que transcendem fronteiras. A presença de músicos do primeiro escalão como Yacoce Simões, Marco Lobo, Luizinho do Jêje, Ivan Sacerdote, Joatan Nascimento, além de jovens talentos como João Mendes e Clara Maria, reafirmam o compromisso de Jorge Franklin Pereira com a valorização da música baiana e brasileira.

O livro – esta nova edição de “O Pintor de Sonhos” é uma verdadeira “quitanda cultural”, define o autor. Com 80 novos textos, entre letras, poemas e ensaios, o livro combina prosa e verso, explorando temas que vão da crítica literária à filosofia, do Direito à música. Além disso, traz letras musicadas com transcrições em partitura. O prefácio assinado pelo professor doutor Francisco Ferreira de Lima enriquece a obra ao lançar um olhar perspicaz sobre o fazer artístico de Jorge Franklin.

Com um texto envolvente e multifacetado, “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” transcende os limites da literatura tradicional. O autor, inspirado em Fernando Pessoa, reflete sobre sua trajetória pessoal e artística: “São horas, talvez, de eu fazer o definitivo esforço de olhar para minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Este livro reflete o caminho que trilhei até aqui, a última tentativa do ego, uma jornada entre palavras e melodias”, diz ele, que revisita e reinventa sua obra nesta edição especial.

O CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)” – Este segundo álbum de Jorge Franklin Pereira reúne composições que celebram a liberdade e a poesia do cotidiano. Com a participação de músicos e cantores de renome, o disco conta com as vozes das espanholas Marta Santamaria e Mari Gomez, e a excelência dos violonistas espanhóis Carlos Blanco e Enrique Duran. Gravado ao longo de mais de quatro anos, o CD reúne 16 faixas e conta com a produção musical de Alex Mesquita, que também contribui como intérprete, instrumentista e parceiro criativo em diversas faixas.

Em “Pra Minha Vida Só Liberdade”, Jorge Franklin se debruça sobre a história da música brasileira, homenageando suas tradições e oferecendo uma perspectiva contemporânea, sempre com um olhar poético e reflexivo. “Um sonho leva a outro”, diz Jorge Franklin, que descreve o trabalho como um desdobramento do seu primeiro álbum, “Da Razão da Palavra Ao Encanto da Canção”. O artista considera este CD um marco de êxito estético em sua trajetória musical.

Diversidade cultural e parcerias – O álbum dialoga com o folclore brasileiro e espanhol, adaptando textos e melodias para criar um rico mosaico sonoro. E também traz entre os “parceiros letristas” Fernando Pessoa, Paulo Leminski e o poeta espanhol Antonio Machado. A produção do álbum é descrita pelo músico Alex Mesquita como uma jornada transformadora. Além de produtor, arranjador e instrumentista, contribuiu em várias faixas com violões, guitarras, cavaquinho, contrabaixo e percussão, além da engenharia de som, mixagem e masterização. “Foi uma oportunidade de amalgamar todas as áreas do conhecimento musical que desenvolvi ao longo da minha carreira”, diz Mesquita.

O trabalho reflete um conceito raro nos dias atuais: um álbum denso, quase um álbum duplo, com uma riqueza musical e estética que reverbera a vasta bagagem artística dos dois autores. Gravado no home studio de Alex, o álbum é um exemplo de dedicação artesanal, desde a microfonação e captação até as etapas de mixagem e masterização.Mais que um álbum, é uma síntese de encontros entre a poesia e som, tradição e inovação entre artistas de diferentes trajetórias que, juntos, criaram uma obra autêntica e profundamente harmônica. Já está disponível em todas as plataformas digitais.

Serviço:

Lançamento da segunda edição do livro “O Pintor de Sonhos (Soletrando a Canção)” e do CD “Pra Minha Vida Só Liberdade (Navegando, Naveguei)”

Data: 4 de dezembro de 2024

Horário: 19h30

Local: Restaurante Jubiabar – Rua Conselheiro Pedro Luiz, 79, Rio Vermelho

Produção : Deo Carvalho e Luzia Moraes

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2613 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários