Middah Borges prepara novo feat internacional com o ícone cabo-verdiano Teófilo Chantre

 

A cantora e compositora baiana Middah Borges segue ampliando fronteiras e reafirmando sua trajetória internacional. Mais um grande projeto está “no forno”: desta vez, a artista anuncia um feat especial com Teófilo Chantre, um dos maiores nomes da música cabo-verdiana, músico, cantor e cancionista nascido em Cabo Verde e criado em Paris, referência mundial pela sofisticação e profundidade de sua obra.

A novidade chega em um momento de intensa produção para Middah. Recentemente, a artista gravou feat e videoclipe com o angolano Don Kikas no single “Eleva to Flight”, que será lançado em breve nas plataformas digitais, redes sociais e acompanhado de grandes entrevistas televisivas. O projeto conta com produção geral de Luciano Vasconcelos, bass player e produtor musical, artista Bartolini e D’Lima Guitars, além de produção especial de WILSOLDIERS.

A conexão de Middah Borges com a música lusófona não é recente. A cantora já conquistou forte repercussão internacional com o feat e videoclipe “Pra Ficar Comigo”, ao lado do cabo-verdiano Mário Marta, uma canção que emocionou o público e segue repercutindo em diferentes partes do mundo.

Natural da Bahia, Middah Borges construiu uma carreira marcada pela versatilidade, inquietude artística e identidade plural. Iniciou sua trajetória na histórica Cantina da Lua, no Pelourinho, em Salvador, e consolidou seu nome no cenário internacional, especialmente na Alemanha, onde reside. Sua música carrega um DNA que mistura samba, ritmos afro-brasileiros e jazz, levando o carnaval da Bahia e a musicalidade brasileira para palcos da Europa, passando por países como Portugal, Itália, Inglaterra e França.

O encontro com Teófilo Chantre promete ser mais um capítulo marcante dessa trajetória. O artista cabo-verdiano ganhou projeção internacional a partir dos anos 1990, tornando-se um dos compositores mais admirados por Cesária Évora, para quem escreveu três canções do icônico álbum Miss Perfumado. Em 1995, assinou a letra de “Ausência”, interpretada por Cesária na trilha sonora do filme Underground, de Emir Kusturica.

Entre a morna, a coladera, o jazz, a bossa nova e influências da música cubana e brasileira, Teófilo Chantre construiu um repertório refinado, marcado pela poesia da “sodade”, pelas memórias coletivas, pelos amores e pelas nuances da vida cabo-verdiana. Dono de um timbre aveludado e sofisticado, ele se destaca como melodista, arranjador e intérprete, elevando suas composições ao patamar de clássicos da música de Cabo Verde.

Com uma discografia sólida e respeitada — que vai de Terra & Cretcheu (1994) a Emocionalmente (2024) —, Chantre mantém viva a tradição musical das ilhas, dialogando com o contemporâneo sem perder a essência.

A parceria entre Middah Borges e Teófilo Chantre simboliza o encontro potente entre Brasil, África e Europa, conectando histórias, afetos e sonoridades do universo lusófono. Um feat aguardado, que promete emoção, elegância e mais um marco na música de alcance global.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 4556 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários