O Moab Movimento Orgulho Autista Brasil, e o Projeto Angelina Luz, em prol dos direitos dos autistas no Brasil, enviam nota de repúdio ao Partido, e pedem que sejam apuradas as irregularidades e desrespeito aos autistas, praticado por republicano no estado do Rio Grande do Sul.
Diz a nota:
Nota de Repúdio
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente Municipal do Partido Republicanos,
Nós, do Projeto Social Angelina Luz e do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), expressamos nossa profunda indignação e veemente repúdio ao comportamento desrespeitoso e inaceitável do assessor Robson, ocorrido no dia 03/08/2024 nas dependências da Câmara Municipal de Porto Alegre.
O assessor Robson ocupou indevidamente uma vaga de estacionamento destinada a pessoas com deficiência, a utilizando como carga e descarga, afirmando de forma arrogante que poderia fazer o que bem entendesse, devido à sua posição na Casa. Essa atitude demonstra um total desrespeito às normas de acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência, em contrariedade à legislação vigente e aos princípios de igualdade e inclusão que deveriam nortear as ações de todos os servidores públicos.
Além disso, ao ser abordado por Érika Rocha, Coordenadora Estadual RS e Municipal POA, Presidente do Projeto Social Angelina Luz e Conselheira do COMDEPA representante do Transtorno do Espectro Autista, o assessor respondeu com deboche, utilizando a expressão “mais uma”. Esse comportamento não só demonstra falta de respeito, como também perpetua uma cultura de desvalorização das demandas legítimas das pessoas com deficiência, além de minar os esforços contínuos de nossa sociedade em promover inclusão e empatia.
Acreditamos que o Partido Republicanos tem o dever de se posicionar de forma contundente contra tais atitudes, adotando as medidas cabíveis para que o assessor Robson seja responsabilizado por suas ações. Além disso, é essencial que sejam reforçadas as diretrizes internas que garantem o respeito e a valorização dos direitos humanos, assegurando que comportamentos semelhantes não voltem a ocorrer.
O Projeto Social Angelina Luz e o MOAB estão comprometidos em lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos os cidadãos, independentemente de suas condições, sejam tratados com respeito e dignidade. Esperamos que o Partido Republicanos compartilhe desse compromisso e tome as providências necessárias para demonstrar seu apoio aos direitos das pessoas com deficiência.
Atenciosamente,
Érika Rocha
Presidente do Projeto Social Angelina Luz
Coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB)
Porto Alegre, RS
Dr. Edilson Barboza Presidente Nacional MOAB