MÓTANKA: Um ano de guerra na Ucrânia

Na primeira sexta-feira, depois do Carnaval, dia 24 de fevereiro, o artista soteropolitano André Fernandes e a artista ucraniana radicada em Salvador, Anastasiia Syvash, convidam o público para a performance de confecção da boneca-amuleto tradicional da Ucrânia, a Mótanka.
As Mótankas tradicionais representam a figura de mulher, que simboliza a continuidade da vida, fertilidade e prosperidade. Essa boneca é um forte amuleto que protege dos maus espíritos. Uma característica que destaca a Mótanka é a cruz no seu rosto, como símbolo de sol e de proteção contra o mal.
A Mótanka de Salvador será confeccionada em material reciclado e instalada no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, em Salvador. O início da performance está programado para às 17h, de sexta-feira, 24 de fevereiro.
André Fernandes é um artista plástico e ambientalista famoso por criar esculturas de material reciclado, principalmente o plástico que polui a cidade de Salvador e as suas praias. Essa não é sua primeira obra dedicada à Ucrânia. Em abril de 2022, no Rio Vermelho, ele reuniu crianças de escolas públicas para pintar corações de azul e amarelo, cores da bandeira da Ucrânia.
Anastasiia Syvash é uma artista ucraniana que mora em Salvador desde 2020. A guerra em grande escala começou apenas três dias após ela retornar da Ucrânia, onde visitava sua família. Assim, logo precisou organizar a viagem para sua mãe, Olha Syvash, hoje refugiada no Brasil.
Desde o primeiro dia da invasão russa na Ucrânia, Anastasiia, junto com sua amiga de Belarus, Volha Franco, organiza manifestações e eventos culturais para chamar atenção sobre o que está acontecendo no seu país e arrecadar doações para a sua cidade natal, Kharkiv.
Glória à Ucrânia!
Glória aos heróis!
Mais informações no WhatsApp: (71) 9 9737-0988.
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários