Neorrenascimento do muralismo mexicano na arte de Ernesto Ríos Rocha

Ernesto Ríos Rocha é um renomado artista plástico mexicano nascido em 1967 em Mocorito – Sinaloa, seu trabalho o levou a se destacar como o muralista vivo mais importante do México. Ainda criança demonstrou grande interesse e habilidade pelas artes plásticas, o que o levou a dedicar-se desde a adolescência ao mundo da e para a arte.
Ernesto Ríos Rocha é um muralista mexicano cujo talento artístico foi reconhecido em todo o mundo graças ao seu talento materializado em criações monumentais. Destaca-se a obra-prima, o maior mural do mundo, localizado em Mazatlán.
A obra “Desenvolvimento Histórico, Económico e Turístico do Mar de Cortez”, registada no Guinness World Records de 2009, é um magnífico exemplo de como a arte e a engenharia civil se podem aliar para criar obras verdadeiramente impressionantes.
O que torna o trabalho de Ríos Rocha tão notável é a forma como ele funde técnicas tradicionais de arte mural com elementos contemporâneos da engenharia civil. O resultado é uma obra de arte além de bonita de se ver, mas também removível, funcional e sustentável.
Os murais de Ríos não são apenas peças impressionantes de arte pública, mas também servem como ponto focal e de identidade para a comunidade local e uma importante atração turística, como os murais entregues em Neiva Colômbia, CDMX, Culiacán e recentemente no município de Badiraguato entre outras cidades importantes.
A habilidade de Ríos Rocha como artista é evidente em cada detalhe do mural. Cada figura é representada com grande precisão, mesclando simbolismo com cenas realistas carregadas de cromatismo mexicano, o que permite ao espectador sentir que está assistindo a uma cena histórico-social. Cores e formas são combinadas de forma interessante para criar um trabalho que é verdadeiramente uma maravilha visual.
,Z
O artista continua criando obras que chamam a atenção do público e mostram sua paixão pela cultura e história do México, sempre buscando inovar e criar algo novo em cada projeto, como o Mural que está desenvolvendo atualmente em Culiacán para a Universidade Autônoma de Sinaloa. , um trabalho que deixaria sua marca na cultura mexicana.
Em suma, o trabalho do sinaloense é uma prova de como a criatividade e a inovação podem transformar a maneira como pensamos sobre a arte pública. Com seu imponente mural de 2.000 metros quadrados em Mazatlán, Ernesto Ríos Rocha mostrou que a fusão de arte e engenharia pode resultar em algo verdadeiramente inspirador e inovador.
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários