Durante o último final de semana os atletas do surf amador ocuparam a deslumbrante Praia do Renascer, em Ilhéus, em busca de defender suas posições no Ranking Estadual Baiano de Surf de 2024. Cerca de 70 competidores, vindos de 15 municípios da Bahia – desde Mata de São João até Santa Cruz Cabrália, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18, Surf Feminino, Open e Bodyboard.
Organizada pela Federação Baiana de Surf, com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Ilhéus, a Etapa de Ilhéus mostrou que os novos talentos do surf baiano vem despontando com muita garra, qualidade e espírito esportivo. Dentro da água, as baterias foram disputadas manobra a manobra, mas na praia era visível o clima de confraternização e parceria entre os atletas, suas equipes e o público presente.
Os pódios de campeões contaram com várias dobradinhas: Rafa Galeno e Rudá Nascimento pontuaram na Sub 10 e Sub 12; João Jesus “JJ” Fiorentino subiu no pódio da Sub 12 e Sub 14; Bernardo Bicalho foi destaque das categorias Sub 14 e Sub 16 e Brayan Pessoa foi o campeão das categorias Sub 16 e Sub 18. Na categoria Open, o grande campeão foi Gonçalo de Brito, de Salvador, e no Surf Feminino quem levou a melhor foi Luna Jiinly. Douglas Salvador, local de Ilhéus, ficou com o primeiro lugar do Bodyboard.
Chegando em sua 5ª etapa da categoria Amador – e com mais quatro etapas previstas ainda em 2024 – o ranking baiano continua indefinido, com os líderes de cada categoria com poucos pontos de diferença em relação aos seus concorrentes diretos. Com a meta de totalizar nove etapas do Surf Amador em 2024, a Bahia é um dos estados com o maior número de competições homologadas pela sua Federação.
Próxima parada: Itacaré – Com data marcada para acontecer entre os dias 14 e 17 de novembro, a próxima etapa do campeonato vai aterrissar em Itacaré, na Praia da Tiririca. Como de costume, o evento promete ser de pura adrenalina, já que as ondas da Tiririca sempre entregam muito.
Além das categorias de Surf Amador, a Etapa Itacaré do Baiano de Surf 2024 também vai contar com a participação dos atletas mais experientes do surf, disputando as categorias Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (acima de 55 anos).
Sobre a FBSurf – De olho no novo ciclo olímpico, a Federação Baiana de Surf vem buscando cada vez mais recursos e ferramentas para profissionalizar a sua gestão e impulsionar o surf baiano. Hoje, a entidade conta com oito associações locais filiadas, promovendo e homologando campeonatos ao longo de todo o litoral baiano. A FBSurf é a única entidade estadual reconhecida pela CBSURF – que está diretamente ligada ao Comitê Olímpico Brasileiro.
O circuito baiano de surf dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento e, por isso, ao longo desta gestão da FBSurf, vem sendo amplamente apoiado pelo Governo do Estado da Bahia através da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).
CLASSIFICAÇÃO FINAL – ETAPA ILHÉUS
Sub 08
1 – Gustavo Dias
2 – Miguel Rodriguez
3 – Anthony Pessoa
4 – Andrey Neves
Sub 10
1 – Rafael Galeno
2 – Ruda Nascimento
3 – Yan Reis
4 – Raul Lorente
Sub 12
1 – João Jesus Fiorentino
2 – Ruda Nascimento
3 – Rafa Galeno
4 – Bernardo Lerner
Sub 14
1 – Bernardo Bicalho
2 – Numa Liory
3 – Yan Rodrigues
4 – João Jesus Fiorentino
Sub 16
1 – Brayan Pessoa
2 – Bernardo Bicalho
3 – Gabriel Leal
4 – Mauy Schmidt
Sub 18
1 – Brayan Pessoa
2 – Lucca Yamasaki
3 – Miguel Cerqueira
4 – Mateus Neves
Feminino
1 – Luna Jiinly
2 – Elane Cavalcante
3 – Kaylane Cardoso
4 – Adriele Aragão
5 – Laine Silva
Open
1 – Gonçalo de Brito
2 – Andre Atalainha
3 – Lucca Yamasaki
4 – Isaac Lorente
Bodyboard Open
1 – Douglas Salvador
2 – Paulo Artur